Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica

Autores

  • Heron Miguez Gonzalez Gomes Universidade Estadual Paulista/UNESP
  • Antônio Carlos de Souza Universidade Estadual Paulista/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2514

Resumo

Esse estudo tem por objetivo revisar, categorizar e analisar a produção científica em periódicos brasileiros sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica. Tendo em vista a relevância do Ensino de Probabilidade dentro da Educação Estatística na constituição, uma matemática não determinística nas aulas de Matemática da Educação Básica, realizamos uma revisão sistemática de literatura, em que selecionamos de forma sistematizada, sintetizamos e categorizamos um total de 24 artigos de forma a procurar convergências significativas. Encontramos poucos trabalhos em Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, uma maioria de estudos de origem nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, uma concentração de publicação de pesquisas em números temáticos e uma prevalência das metodologias qualitativas, com poucos relatos de experiência e muitas pesquisas com intervenção em sala de aula e trabalhos teóricos. Observamos também uma baixa quantidade de pesquisas que referenciam ou discutem a BNCC. Consideramos que essa caracterização expõe uma série de espaços em aberto para novas pesquisas na área, além de um sinal de sucesso dos números temáticos em impulsionar as pesquisas em ensino de probabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heron Miguez Gonzalez Gomes, Universidade Estadual Paulista/UNESP

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus Guaratinguetá.

Antônio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista/UNESP

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2007), especialização em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Veiga de Almeida (2003) e graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Braz Cubas (1997). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuando no Departamento de Matemática da Faculdade Engenharia de Guaratinguetá e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática - GEPEEM (Universidade Cruzeiro do Sul), pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Outros Olhares para a Matemática - GEOOM (Universidade Federal de São Carlos) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM (UNESP, Campus de Guaratinguetá).

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Gomes, H. M. G., & Souza, A. C. de. (2021). Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 26(72), 125 - 140. https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2514

Edição

Seção

Artigos