Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2514Resumo
Esse estudo tem por objetivo revisar, categorizar e analisar a produção científica em periódicos brasileiros sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica. Tendo em vista a relevância do Ensino de Probabilidade dentro da Educação Estatística na constituição, uma matemática não determinística nas aulas de Matemática da Educação Básica, realizamos uma revisão sistemática de literatura, em que selecionamos de forma sistematizada, sintetizamos e categorizamos um total de 24 artigos de forma a procurar convergências significativas. Encontramos poucos trabalhos em Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, uma maioria de estudos de origem nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, uma concentração de publicação de pesquisas em números temáticos e uma prevalência das metodologias qualitativas, com poucos relatos de experiência e muitas pesquisas com intervenção em sala de aula e trabalhos teóricos. Observamos também uma baixa quantidade de pesquisas que referenciam ou discutem a BNCC. Consideramos que essa caracterização expõe uma série de espaços em aberto para novas pesquisas na área, além de um sinal de sucesso dos números temáticos em impulsionar as pesquisas em ensino de probabilidade