Crianças Pequenas e Educação Matemática:
questões conceituais, metodológicas e epistêmicas
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2504Resumo
Esse estudo atrela-se a uma possibilidade de pesquisas em crescimento, a relação Educação Matemática e Educação Infantil. O intuito é analisar os usos de questões conceituais da Matemática, as abordagens metodológicas e as perspectivas epistêmicas de pesquisas que relacionam Educação Matemática e Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura a partir da Educação Matemática em dois eventos científicos, em doze revistas qualis 2013-2016 A1 e A2 em Ensino e nas pesquisas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES. A análise contemplou três elementos: questões conceituais, abordagens metodológicas e perspectivas epistêmicas. Como resultado, nota-se a quantidade significativa de estudos envolvendo o campo numérico e geométrico, o foco da diversidade de representações da criança nas metodologias e, ainda, a ênfase nos estudos de psicologia cognitivista como referencial teórico. As inferências obtidas possibilitam considerar a pouca especificidade dada à primeira infância e sua realidade cultural no campo da Educação Matemática.