Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i71.2491Resumo
O artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.