A Mobilização e Coordenação de Registros de Representação Semióticos no Ensino e Aprendizagem de Fração nos Anos Iniciais
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar se uma prática de ensino que proporcione a mobilização e coordenação de registros semióticos favorece a apropriação do conceito de fração nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada com 35 (trinta e cinco) estudantes do 5º ano de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Na coleta de dados utilizou-se a observação participante, atividades avaliativas e diálogos com os discentes. Realizou-se o planejamento e execução de uma sequência didática na qual se conduziu os alunos a mobilizar e coordenar diferentes formas de representar os números fracionários. Os dados revelaram que os conhecimentos iniciais dos alunos sobre os números fracionários eram elementares. Concluiu-se que uma prática de ensino que tome como estratégia a mobilização e coordenação de diferentes registros semióticos favorece o desenvolvimento do raciocínio e a aprendizagem em conteúdos matemáticos.