Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
Resumo
Este relato objetiva apresentar uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, componente curricular Matemática - IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6? ano do Ensino Fundamental, relacionadas às quatro operações matemáticas. Diante de tal percepção, elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6? ano, para identificar em quais operações esses alunos apresentavam maior dificuldade. Da tabulação dos resultados, propusemos uma intervenção, em uma turma do 6? ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais a diversidade de estratégias e metodologias, para a resolução de problemas, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino.