A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2401

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Evandro Alexandre da Silva Costa, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013), Pós-graduado em Educação matemática pela UNI-BH (2002) e graduado em Licenciatura Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2000). Atua como professor de Matemática, Desenho Geométrico, História da Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Metodologias da Matemática. Vice- Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG. O interesse de pesquisa está relacionado à formação de professores, Tecnologia e Educação Matemática e História da Matemática.

Priscila Rezende Moreira, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Belo Horizonte

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na área de Tecnologias e Mídias na Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2015-2019) com o estudo sobre mídias digitais no Ensino Médio. Mestre em Educação (2012) e Pedagoga (2009) pela UFMG. Entre 2010 e 2012 atuou como professora pesquisadora do Centro de Apoio a Educação a Distância (CAED/UFMG), e, em 2013, como assessora pedagógica desse Centro. Trabalhou como Professora (2017) e assessora pedagógica (2014-2015) de cursos de Capacitação dos Servidores do Sistema Prisional. De 2010 a 2016 foi Professora no Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC/FAE/UFMG), na modalidade a distância.

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Costa, E. A. da S., & Moreira, P. R. (2021). A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 26(70), 5-16. https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2401

Edição

Seção

Artigos