A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2401Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.