Atividades de Juros Simples e Compostos para Exploração de Ambientes de Aprendizagem

Autores

  • Douglas Ribeiro Guimarães Universidade Estadual Paulista

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de atividades para o trabalho com juros simples e compostos, segundo a perspectiva da Educação Financeira Escolar. Fundamenta-se as atividades com base na Educação Matemática Crítica, especificamente a abordagem dos ambientes de aprendizagem, propostos por Ole Skovsmose. As atividades seguem os caminhos pelos ambientes, conforme discutido pelo autor, desde o paradigma do exercício até os cenários para investigação. Nas atividades são mostrados exemplos para a sala de aula do Ensino Médio, estudando o software GeoGebra, de maneira intradisciplinar; o estudo de um caso semirreal, para discussão sobre juros compostos; e, por fim, uma atividade em grupo que considere as realidades dos estudantes. Sugere-se que esta proposta passe por modificações pelos professores, considerando as especificidades de cada turma.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Ribeiro Guimarães, D. (2021). Atividades de Juros Simples e Compostos para Exploração de Ambientes de Aprendizagem. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 5 - 15. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2389

Edição

Seção

Atividades para Sala de Aula