O Desenvolvimento do Pensamento Aritmético a Partir de Experiência Matemática

Autores

  • João Bosco Laudares
  • José Ricardo de Medeiros Leite

Palavras-chave:

Pensamento Aritmético, Experiência Matemática, Atividades de Aritmética.

Resumo

Este artigo apresenta questões e resultados de uma pesquisa de Mestrado sobre o desenvol-vimento do pensamento aritmético, por meio de experiência matemática com a realização de atividades. Com o referencial teórico baseado em Lins e Gimenez (2006), Centurion (2006), Schliemann (1998), Carraher (1998), Pavanello (2004) foram determinados alguns tipos de pensamento aritmético, a partir do sentido numérico com a exploração de concei-tos aritméticos. Foram escolhidos quatro tipos de pensamentos aritméticos: valorização do raciocínio intuitivo com a exploração de referentes; cálculo numérico com estimativas; ra-ciocínio estruturado aditivo e o cálculo mental; cálculo numérico proporcional e aproxima-ção. Para cada tipo de pensamento, uma atividade foi elaborada e aplicada aos estudantes dos sexto e sétimo anos, do ensino fundamental. Os resultados alcançados comprovam a possibilidade do ensino de Aritmética de forma significativa para o desenvolvimento do pensamento aritmético, com atividades.

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Como Citar

Laudares, J. B., & Leite, J. R. de M. (1). O Desenvolvimento do Pensamento Aritmético a Partir de Experiência Matemática. Educação Matemática Em Revista, (34), 52 - 61. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/234

Edição

Seção

Relatos de Experiência