O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Matemática, Prática de Ensino, Geoge-bra, Relações Trigonométricas.Resumo
Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Costa, W. R. J. da, & Souza, F. dos S. (1). O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente. Educação Matemática Em Revista, (34), 32 - 43. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232
Edição
Seção
Recursos Eletrônicos na Aula de Matemática