Imagens que falam

Autores

  • Lucélida de Fátima Maia da Costa Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2094

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida, em um percurso de doutoramento, com o objetivo de analisar como processos de formação continuada de professores que ensinam matemática podem viabilizar um ensino que considere, além da ciência, o contexto, a experiência, o conhecimento produzido e as formas vigentes de ensinar e aprender em comunidades ribeirinhas como elementos inerentes à formação de um sujeito local e global simultaneamente. Foram utilizadas quatro técnicas diferentes para a construção dos dados. No recorte aqui feito evidenciam-se as narrativas pictóricas (desenhos), elaborados pelos oito sujeitos participantes e, as rodas de diálogos. Os resultados obtidos indicam que o ensino de matemática apresenta nuances que refletem o contexto no qual se realiza e marca, de formas variadas, as memórias daqueles que o experienciaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA), Área de Concentração: Educação Matemática. Mestre em Educação em Ciências na amazônia (UEA). Mestre em Estudos Amazônicos (UNAL). Professora do Colegiado de Matemática da UEA, no Centro de Estudos Superiores de Parintins.

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Costa, L. de F. M. da. (2021). Imagens que falam. Educação Matemática Em Revista, 26(70), 31-46. https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2094

Edição

Seção

Artigos