“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno

Autores

  • Karina Alessandra Pessôa da Silva
  • Lourdes Maria Werle de Almeida
  • Ângela Maria Lourenção Gerôlomo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Momentos de familiarização.

Resumo

A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Pessôa da Silva, K. A., Werle de Almeida, L. M., & Lourenção Gerôlomo, Ângela M. (1). “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno. Educação Matemática Em Revista, (32), 28 - 36. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204

Edição

Seção

Artigo Teórico