A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica

Autores

  • Ana Mara Coelho Silva Universidade Federal do Pará
  • Marcelo Marques Araújo Professor da Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Construção do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mara Coelho Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Especialista em Educação Inclusiva e o Ensino da Matemática (UEPA). Atua como professora de Educação Especial no Atendimento Educacional Especilizado de alunos com deficiência visual e professora de matemática na rede municipal de ensino de Belém.

Marcelo Marques Araújo, Professor da Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001), Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004). É doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UEA/UFPA). Foi coordenador do Curso de Pedagogia de Marabá de 2006 a 2008 e Diretor da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Marabá de 2008 a 2010. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência nas disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Desenvolvimento Psicossocial da Infância, Neuropsicologia Aplicada à Educação, Problemas de Linguagem, Metodologia de Ensino e Pesquisa, Fundamentos da Educação, Fundamentos da Educação Especial, Fundamentos da Educação Inclusiva, Teoria do Currículo I, Teoria do Currículo II, Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Visual, Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Auditiva, Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Múltipla e Concepção e Metodologia do Ensino de alunos com Deficiência Intelectual, Desenvolvimento da Linguagem, Prática de Ensino e Estágio Docente.

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Silva, A. M. C., & Araújo, M. M. (2019). A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 241-257. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva