A inclusão nas aulas de matemática: análise da narrativa de uma estudante cega

Autores

Palavras-chave:

Estudante cega, Inclusão no Ensino Superior, Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta as percepções sobre as dificuldades e superações expostas por uma estudante cega do Ensino Superior, ao lidar com o conteúdo matemático na sua trajetória escolar e na universidade. Dessa forma, foi desenvolvida uma análise da narrativa desta estudante sobre o tema em questão, por meio das notas de campo de três pesquisadores. Para tanto, consideraram-se, na análise, as dimensões cognitiva, afetiva e a física na adequação de estratégias de ensino aos diferentes estilos de aprendizagem da estudante. Foi possível verificar que os conteúdos de matemática não são vedados aos cegos, entretanto ainda há muito que trabalhar no Ensino Superior, em relação às adequações curriculares e materiais, atentando para as dimensões cognitiva, afetiva e física, de forma conjunta, levando em conta os diferentes estilos de cada estudante cego. 

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Biografia do Autor

Jurema Lindote Botelho Jurema Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em matemática (UFBA), Doutora em difusão do Conhecimento (UFBA), Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Matemática

Luis Eduardo Silva Góes, Mestre em Educação Matemática (PPGEM/UESC); Professor Assistente da Faculdade Maria Milza/FAMAM

Professor Assistente da Faculdade Maria Milza/FAMAM, Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Daiane Venâncio Bitencourt

Licenciada em Matemática,  Mestre em Educação Matemática (PPGEM/UESC).

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Peixoto, J. L. B. J., Góes, L. E. S., & Bitencourt, D. V. (2019). A inclusão nas aulas de matemática: análise da narrativa de uma estudante cega. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 275-288. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1896

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva