Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência

Autores

  • Melina Nymann dos Santos Universidade de Passo Fundo
  • Aline Reissuy de Moraes
  • Arieli dos Santos
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira

Palavras-chave:

Acessibilidade matemática, Sala de aula inclusiva, Neurociência para a Educação Matemática, Alunos com necessidades especiais, Ensino-aprendizagem na escola inclusiva.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e   divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Santos, M. N. dos, Moraes, A. R. de, Santos, A. dos, & Pereira, L. H. F. (2019). Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência. Educação Matemática Em Revista, 24(64), 136-147. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva