Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais

Autores

  • Rosinalda Aurora de Melo Teles
  • Paula Moreira Baltar Bellemain

Palavras-chave:

Imbricações entre Campos Conceituais, Fórmula de Área, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, discutimos como alunos do ensino médio lidam com problemas de otimização, recorrentes em livros didáticos de Matemática para o último ano do Ensino Fundamental (9º ano ou 8ª série) e para 1º ano do Ensino Médio. Mais especificamente, investigamos, sob a ótica das imbricações entre campos conceituais, o uso de fórmulas de área em problemas relacionados aos conceitos de máximo e de mínimo no estudo das funções. Para tanto, analisamos procedimentos de resolução utilizados por alunos do 2º ano do Ensino Médio submetidos a um teste diagnóstico. A análise dos resultados permitiu evidenciar, entre outros aspectos, a confusão entre comprimento e área, relacionada ao campo das grandezas, erros na manipulação de expressões algébricas e entraves relativos aos cálculos numéricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Teles, R. A. de M., & Bellemain, P. M. B. (1). Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais. Educação Matemática Em Revista, (31), 04 - 13. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/189

Edição

Seção

Artigo Teórico