Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
Palavras-chave:
raciocínio lógico, resolução de problemas, prática pedagógica, demonstração matemática.Resumo
Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Moretti, V. R. (1). Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, (30), 22-29. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179
Edição
Seção
Relatos de Experiência