A mobilização da capacidade de generalização por meio da exploração de sequências e regularidades: uma experiência com alunos de 6º ano
Palavras-chave:
Educação Matemática. Pensamento algébrico. Sequências e regularidades. Generalização.Resumo
Este estudo foi desenvolvido a partir da implementação de uma tarefa[1], com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de promover o desenvolvimento do pensamento algébrico destes alunos. O objetivo do presente artigo é analisar como a exploração de sequências e regularidades pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural. A professora[2] assumiu o papel de orientadora, possibilitando aos alunos um papel ativo na compreensão de suas formas de pensamento e na compreensão das explicações dos demais alunos. Como resultado da implementação da tarefa os alunos puderam discutir coletivamente ideias matemáticas, explorar diferentes estratégias de resolução, generalizar ideias matemáticas partindo de um conjunto de casos particulares e sistematizar uma regra.
[1] Neste artigo assumimos o termo tarefa para nos referir às tarefas matemáticas.
[2] Autora desse trabalho.