Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Autores

Resumo

Neste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia

Professora do Instituto Mauá de Tecnologia

Publicado

2019-06-29

Como Citar

Loureiro de Lima, G., Lutaif Bianchini, B., & Gomes, E. (2019). Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 140-154. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769

Edição

Seção

Artigos