Entre matemáticas e permanências na EJA: os saberes de mulheres da zona rural do Ceará
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Matemática, Permanência, Escola de zona ruralResumo
Neste artigo, objetiva-se apresentar e discutir os saberes de mulheres da zona rural do Ceará que se encontram estudantes em turmas de EJA. Utilizaram-se questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados, que foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que as estudantes apresentam saberes matemáticos que se confundem com a história, acultura e os costumes da comunidade em que vivem, sendo que eles são influenciados pela prática de atividades ligadas à palha de carnaúba. Suas falas demonstram que, quando em sala de aula, as estudantes elaboram formas específicas de aproximar seus saberes aos conteúdos da Matemática escolar. A busca por aprender esses conteúdos e as relações de afetividade positiva com seus pares são fatores que influenciam em suas permanências na escola.