Cubagem de Terras e a Integral de Riemann: uma análise crítica dos modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.1756

Resumo

Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de uma análise crítica e comparativa dos modelos da Cubagem de Terras, técnica normalmente utilizada pelos agricultores para inferir a quantidade de terras no trabalho do campo, e da Integral de Riemann, com ênfase em sua demonstração geométrica. Os modelos são investigados sob uma perspectiva histórica e matemática de sua constituição e desenvolvimento, apontando aproximações, sem, no entanto, indicar com isso grau de superioridade ou inferioridade entre eles. Adotamos como principal referência teórica a Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2013). Para o desenvolvimento dos estudos matemáticos, tomamos como suporte para a obtenção de cálculos e confecção de gráficos o software GeoGebra. Os resultados apontam para modelos matemáticos que, apesar de sua proximidade matemática e histórica, são persistentes e quase incomunicáveis ??em sua aplicação ao longo do tempo. Também enfatizamos, no processo de análise, o poder de intervenção dos modelos na própria realidade de seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailson Lopes Alzeri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE, 2016), especialista em ensino da matemática (UECE, 2005), possui graduações em Matemática (URCA, 2012) e em História (UECE, 2001). Atualmente é assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Professor substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em formação de professores e em EAD.

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Alzeri, A. L. (2021). Cubagem de Terras e a Integral de Riemann: uma análise crítica dos modelos. Educação Matemática Em Revista, 26(70), 47-61. https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.1756

Edição

Seção

Artigos