Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos

Autores

  • Rodrigo Fideles Fernandes Mohn Pontifícia Universidade católica de Goiás
  • Maria da Luz Santos Ramos Pontifícia Universidade católica de Goiás e Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Roziane da Costa Campos Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1753

Palavras-chave:

Valor Educativo do Jogo, Integração Ensino-Aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Pontifícia Universidade católica de Goiás

Doutorado em Educação pela UnB, Professor no curso de pedagogia e Coordenador de Área no PIBID.

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Mohn, R. F. F., Ramos, M. da L. S., & Campos, R. da C. (2019). Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 91-107. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1753

Edição

Seção

Artigos