A Construção da Horta Escolar na Aulas de Matemática e suas Contribuições no Contexto Escolar

Autores

  • CLEUZA TERESINHA DOBLER Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Palavras-chave:

Geometria, Horta Escolar, Escola do Campo, Educação Básica, Família.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino desenvolvida, no ano de 2013, na turma de trinta e cinco alunos do 7º ano de uma escola do campo do estado do Paraná, no primeiro bimestre, a qual utilizou duas aulas semanais e envolveu os alunos na construção de uma horta escolar que os incentivariam a produzir alimentos para subsistência, visto que seus pais têm pequenas propriedades rurais, propondo diferentes tarefas relacionadas aos conteúdos perímetro, área e ângulos. Analisando o período de desenvolvimento das diferentes tarefas, constatou-se que houve participação mais efetiva da família e de todos os alunos da turma, que não mediram esforços para que a horta escolar e de suas residências se tornassem uma realidade. Desta forma, a professora, primeira autora deste artigo, conseguiu organizar, no ambiente escolar, as condições favoráveis para seus alunos também apropriarem-se dos conteúdos de geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLEUZA TERESINHA DOBLER, Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Graduada em Licenciatura em Matemática, é professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. 

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Graduada em Licenciatura em Matemática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE-PR (2001), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2012) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-MS (UFMS). Atualmente é Professora Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE, Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática da UFMS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFSM. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática, formação de professores que ensinam matemática, Atividade Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais, tendo como base teórica a perspectiva Histórico-Cultural.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

DOBLER, C. T., & Rosotti de Andrade, S. V. (2020). A Construção da Horta Escolar na Aulas de Matemática e suas Contribuições no Contexto Escolar. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 228 - 238. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1751

Edição

Seção

Relatos de Experiência