A Construção da Horta Escolar na Aulas de Matemática e suas Contribuições no Contexto Escolar
Palavras-chave:
Geometria, Horta Escolar, Escola do Campo, Educação Básica, Família.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de ensino desenvolvida, no ano de 2013, na turma de trinta e cinco alunos do 7º ano de uma escola do campo do estado do Paraná, no primeiro bimestre, a qual utilizou duas aulas semanais e envolveu os alunos na construção de uma horta escolar que os incentivariam a produzir alimentos para subsistência, visto que seus pais têm pequenas propriedades rurais, propondo diferentes tarefas relacionadas aos conteúdos perímetro, área e ângulos. Analisando o período de desenvolvimento das diferentes tarefas, constatou-se que houve participação mais efetiva da família e de todos os alunos da turma, que não mediram esforços para que a horta escolar e de suas residências se tornassem uma realidade. Desta forma, a professora, primeira autora deste artigo, conseguiu organizar, no ambiente escolar, as condições favoráveis para seus alunos também apropriarem-se dos conteúdos de geometria.