Número de diagonais de um polígono: Relato de uma Experiência

Autores

  • Marcelo Dias Pereira

Resumo

O número de diagonais de um polígono é um dos conteúdos relacionados do eixo Números e Operações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, anos finais. Este relato de experiência, apesar de abordar uma atividade realizada em um Curso de Pedagogia, apresenta uma possibilidade para a contagem das diagonais de um polígono, proposta por alunos daquele curso, que pode servir como estímulo para levar um aluno, inclusive da Educação Básica, a generalizar esse conteúdo por meio de uma expressão equivalente à expressão que, geralmente, é conhecida. Ao mesmo tempo, convida o leitor a refletir sobre a prática docente,frente a uma aula em que os alunos são solicitados a construir estratégias para a resolução de atividades cujo objetivo não é a simples aplicação ou fixação de fórmulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Pereira, M. D. (1). Número de diagonais de um polígono: Relato de uma Experiência. Educação Matemática Em Revista, (29), 43-51. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/174

Edição

Seção

Relatos de Experiência