Análise de estratégias de resolução de problemas de grandezas geométricas em avaliação em larga escala de redes públicas do estado de Pernambuco
Resumo
O presente trabalho buscou analisar a produção de alunos de 4ª, 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de redes públicas de Pernambuco diante de problemas envolvendo os conceitos de perímetro e de área, em situações de avaliação em larga escala. Tal produção foi selecionada a partir de cadernos de provas de alunos dos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, que fizeram parte de avaliações coordenadas pelo NAPE/UFPE (Núcleo de avaliação e pesquisa educacional da Universidade Federal de Pernambuco), e dos resultados do SAEPE/2002 (sistema de avaliação educacional de Pernambuco), cedidos pela SEDUC/PE (secretaria de educação de Pernambuco). A análise que fizemos tomou como referência teórica estudos sobre avaliação da aprendizagem e resultados de pesquisas sobre dificuldades dos alunos no trabalho com grandezas geométricas. Os resultados sugerem que, muitas vezes, a afirmação de sucesso ou fracasso em determinado descritor de avaliação não representa necessariamente que o aluno “sabe” ou “não sabe” certo conceito expresso pelo descritor. A análise do comportamento dos alunos em situação de resolução de problemas permite avançar na identificação de suas concepções acerca de determinados conceitos.