Estatística por meio de projetos na pedagogia: caminhos e descaminhos
Resumo
Os primeiros anos da prática pedagógica de um professor podem ser caracterizados por vários aspectos vivenciados simultaneamente: desconhecimento da realidade escolar, incertezas quanto à adequação de sua formação com esta realidade; necessidade de se definir e consolidar seu estilo próprio de ensinar, etc. Para um professor recém-licenciado em Matemática, convidado para lecionar estatística em um curso de Pedagogia, a vivência desses aspectos não poderia ser diferente. Insatisfeito com o seu primeiro ano de ensino da Estatística, ele vê no trabalho de projetos a metodologia por que ansiava para um ensino comprometido com a formação profissional e cidadã de seus alunos. A prática, porém, lhe revelou que tal comprometimento é possível, desde que haja uma redefinição do contrato didático, a assunção de atitudes positivas em prol da pesquisa e a conscientização da inexistência de abordagens únicas que garantem a aprendizagem: antes de se promoverem antagonismos, devem-se procurar modalidades de complementação e interação entre elas.