A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
Resumo
Esta pesquisa analisa o problema: quais construções e processos são identificados na práxis de professoras que ensinam Matemática no ensino fundamental em relação ao ensino da estocástica? A metodologia constituiu-se de dois momentos de ação: no primeiro momento, vivencio o cotidiano de uma professora de 4ª série em uma escola municipal de Formosa/GO. No segundo momento, desenvolvo um curso de extensão para professoras que ensinam matemática. Para os resultados, constitui sistema de três categorias. Na primeira, Organização do Trabalho Pedagógico no Conceito da Educação Estatística, percebi que essas professoras têm dificuldades em lidar com jogos, enquanto estratégia didático-pedagógica, no ensino de noções de estatística. Percebi que o currículo é entendido como estanque e linear, não na perspectiva de rede. Na segunda, Desenvolvimento Profissional das Professoras em Educação Estatística, discutem-se as representações sociais identificadas no discurso das professoras referentes ao ensino de noções estocásticas. Na terceira e última categoria, Obstáculos Epistemológicos e Dificuldades Didáticas no Ensino de Noções Estocásticas, percebe-se que as noções de acaso e de aleatoriedade apresentam-se como obstáculos epistemológicos, dentre outras dificuldades didáticas. A pesquisa contirbuiu como espaço de formação continuada das professoras, pois possibilitou a estas discutirem e constituírem uma prática mais crítica e reflexiva no ensino de noções estocásticas.