A dívida pública como tema transversal/ político-social em aulas de matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Elizabeth Mattiazzo-Cardia Universidade do Estado de São Paulo
  • Mara Sueli Simão Moraes Universidade do Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo propõe promover a discussão da Dívida Pública brasileira tratando-a como tema transversal/ político-social e como eixo estruturador no ensino do conteúdo Tratamento da Informação, desenvolvido em aulas de matemática com alunos das oitavas séries no ensino fundamental. Os conteúdos do bloco Tratamento da Informação, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são importantes para a interpretação e análise de fatos ou fenômenos e, dessa forma, podem ser utilizados, interdisciplinarmente, com conteúdo de outras disciplinas, como História e Geografia, por exemplo, para tratar a Dívida Pública em seus aspectos qualitativo (causa, origem, legitimidade, consequências), e quantitativo (valores absolutos e relativos no Orçamento da União).

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Publicado

2019-01-24

Como Citar

Mattiazzo-Cardia, E., & Moraes, M. S. S. (2019). A dívida pública como tema transversal/ político-social em aulas de matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 15-25. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1726

Edição

Seção

Artigos