Avaliar ou medir? Novos tempos, novas práticas

Autores

  • Inês Regina Silva Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo sintetiza ideias sobre o conceito de avaliação da aprendizagem e das diferenças entre medir e avaliar. Faz uma retrospectiva mostrando a ligação entre os conceitos de avaliação e medida. Mostra, com isso, que no processo de avaliação da aprendizagem há uma tentativa de adequação às transformações do Sistema Educacional Brasileiro que, se reflete no movimento sócio-político-cultural. Por fim, trata da relação sociologia/avaliação, que está contribuindo para a adequação do conceito de avaliação às mudanças dos novos tempos. O artigo enfatiza que o processo avaliativo deve ser investigado e pesquisado para adequar-se às transformações do Sistema Educacional Brasileiro. Mostrou também que a abordagem sociológica auxilia a instituição escolar no controle da ordem social por meio dessa avaliação, permitindo que o processo de avaliação e as teorias pedagógicas se vinculem à realidade brasileira.

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Silva, I. R. (2019). Avaliar ou medir? Novos tempos, novas práticas. Educação Matemática Em Revista, 41-48. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1655

Edição

Seção

Artigos