A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício

Autores

  • Rosane Meire Vieira de Jesus Universidade do Estado da Bahia
  • Olenêva Sanches Sousa Secretaria de Educação da Bahia
  • Felipe Carlo de Freitas Pinto Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Diretora do Departamento de Educação/Campus XIV, UNEB. Professora do quadro permanente do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Diversidade. Doutora em Educação pela UFBA.

Olenêva Sanches Sousa, Secretaria de Educação da Bahia

Licenciada em Pedagogia, técnica em Química, especialista em Educação Matemática, mestra em Educação e doutora em Educação Matemática. Atua na Secretaria da Educação do Estado da Bahia e é coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática no Brasil. 

Felipe Carlo de Freitas Pinto, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, GESTEC/UNEB.

Publicado

2019-06-29

Como Citar

Jesus, R. M. V. de, Sousa, O. S., & Pinto, F. C. de F. (2019). A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 93-107. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421

Edição

Seção

Artigos