Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Verusca Batista Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE http://orcid.org/0000-0001-9884-679X
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Matemática. História da Matemática. Régua de Cálculo Circular.

Resumo

A incorporação da história no campo da educação matemática é discutida a nível nacional e internacional, sobretudo quando se trata de potencialidades didáticas para o ensino, no qual recursos como instrumentos matemáticos históricos são utilizados para a imersão do saber-fazer matemático. Este artigo busca apresentar algumas considerações envolvendo a régua de cálculo circular na formação inicial dos professores, a partir das falas de discentes participantes de um curso de extensão universitária, ofertado na Universidade Estadual do Ceará. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorizar os dados obtidos e sistematizar a concepção deles sobre a incorporação da história da matemática por meio do instrumento. Assim, foi perceptível as diversas potencialidades que a história traz ao ser inserida no ensino de matemática, principalmente, quando se utiliza o instrumento matemático associado a conceitos matemáticos. Entretanto, ainda há a necessidade de mais discussões dessa natureza, principalmente nas novas vertentes historiográficas atualizadas.

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Biografia do Autor

Verusca Batista Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Instrumentos Históricos para o ensino, em específico a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

ossui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Alves, V. B., & Pereira, A. C. C. (2019). Algumas considerações sobre a incorporação da régua de cálculo circular na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 67-82. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1407

Edição

Seção

Artigos