Modelagem Matemática na Avaliação de Impacto Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v25i69.1404

Resumo

A modelagem matemática pode ser utilizada como recurso didático pedagógico no ensino de matemática em vários níveis, tanto no ensino básico como no ensino superior. Este trabalho tem como foco, apresentar como pode se dar a aplicação da metodologia de modelagem matemática na avaliação do impacto ambiental causado pelo lançamento de uma carga poluidora em um rio em aulas da disciplina de Cálculo III para o curso de Engenharia Ambiental. Desta forma, apresenta-se um modelo matemático que descreve o transporte de poluente sobre um eixo que pode ser resolvido numericamente. Os resultados obtidos mostram que a modelagem matemática é uma ferramenta muito útil na avaliação de impacto ambiental e podem auxiliar na tomada de decisão quanto a medidas a serem tomadas para minimização dos impactos causados pelo lançamento de cargas poluidoras em rios, ao mesmo tempo em que se configura como uma metodologia de ensino motivadora no ensino superior.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná Unespar - Paranaguá

Doutoranda em Educação Matemática Pela PUC, professora do departamento de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranaguá.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Oliveira, M. F. de, & Pires, L. A. (2020). Modelagem Matemática na Avaliação de Impacto Ambiental. Educação Matemática Em Revista, 25(69), 4-13. https://doi.org/10.37001/emr.v25i69.1404

Edição

Seção

Artigos