Uma experiência de ensino de fração articulada ao decimal e à porcentagem

Autores

  • Vilma Silva Rede estadual de Pernambuco
  • Ozileide Silva Rede estadual de Pernambuco
  • Rute Borba Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Cecília Aguiar Universidade estadual de Campinas (UNICAMP)
  • José Maria Lima Rede estadual de Pernambuco

Resumo

O estudo do número racional é geralmente desenvolvido pela escola de forma fragmentada. O presente estudo teve como objetivos verificar se o ensino pelo qual os sujeitos haviam passado anteriormente lhes permitia perceber que a fração ordinária, o número decimal e a porcentagem são formas distintas de se representar os mesmos números racionais, e propor uma metodologia alternativa de ensino na qual estes subconstrutos fossem trabalhados de forma articulada. Foi elaborada uma sequência didática composta por 16 aulas, dirigida a 108 alunos da 5ª série, de três escolas públicas estaduais. A análise dos resultados obtidos, antes e após o período de intervenção, permitiu concluir que os sujeitos participantes do estudo apresentaram, de início, uma compreensão muito limitada dos subconstrutos do número racional explorados na pesquisa, e que na metodologia adotada permitiu uma evolução conceitual de todos eles.

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Publicado

2018-05-04

Como Citar

Silva, V., Silva, O., Borba, R., Aguiar, M. C., & Lima, J. M. (2018). Uma experiência de ensino de fração articulada ao decimal e à porcentagem. Educação Matemática Em Revista, 7(8), 16-23. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1278

Edição

Seção

Artigos