Professores de Matemática Frente ao Processo Formativo para Ensinar Geometria na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1250Resumo
O presente artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo investigar como os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) se posicionam frente à formação para ensinar geometria. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Tardif (2002-2014), García (1999) e Imbernón (2011) no que concerne à formação de professores e saberes essenciais à docência; Pavanello (1989-1993) e Santos (2005) que abordam o ensino de geometria na formação do professor e na escola, entre outros autores que discutem a temática em questão. A metodologia utilizada foi baseada no estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, sendo os sujeitos da pesquisa professores egressos da instituição IFAL que atuam na rede pública de ensino do estado de Alagoas. Os resultados apontaram uma convergência entre os conteúdos abordados na formação inicial e na educação básica e algumas divergências nas opiniões dos egressos quanto à formação vivenciada na licenciatura para ensinar geometria na educação básica.