Professores de Matemática Frente ao Processo Formativo para Ensinar Geometria na Educação Básica

Autores

  • José Erisvaldo Lessa Vieira Universidade Federal de Alagoas
  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe
  • Divanizia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1250

Resumo

O presente artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo investigar como os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) se posicionam frente à formação para ensinar geometria. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Tardif (2002-2014), García (1999) e Imbernón (2011) no que concerne à formação de professores e saberes essenciais à docência; Pavanello (1989-1993) e Santos (2005) que abordam o ensino de geometria na formação do professor e na escola, entre outros autores que discutem a temática em questão. A metodologia utilizada foi baseada no estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, sendo os sujeitos da pesquisa professores egressos da instituição IFAL que atuam na rede pública de ensino do estado de Alagoas. Os resultados apontaram uma convergência entre os conteúdos abordados na formação inicial e na educação básica e algumas divergências nas opiniões dos egressos quanto à formação vivenciada na licenciatura para ensinar geometria na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Erisvaldo Lessa Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foco em História da Educação Matemática. Mestre em Ensino de ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Ex - Bolsista do Programa de Iniciação a Docência do Instituto Federal de Alagoas, Sub-projeto de Matemática, financiado pela CAPES. Ex-Bolsista de Iniciação à Docência da UFAL, sub-projeto de Física. Professor colaborador do Projeto de Extensão IFAL intitulado Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: (re) discutindo metodologias para o ensino de matemática. Ex-Tutor do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Alagoas - modalidade à distância. Atualmente, professor-monitor de matemática e Física da rede estadual de ensino, atuando nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio Técnico Integral Integrado nos cursos de Turismo e Manutenção de Computadores. Bolsista do Programa Escola da Terra (Professor-Pesquisador) -MEC - UFAL, cujo objetivo é oferecer formação continuada aos professores das Escolas do Campo. Trabalhos publicados com foco nos seguintes temas PIBID, Saberes Docentes, Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, Professores da Educação Básica, Prática e Saberes Docentes com foco em ensino de matemática. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores: Políticas e Práticas,que desenvolve estudos sobre a formação de professores (inicial e continuada) no âmbito das políticas e práticas para Educação Básica. Atualemente, membro do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat, coordenado pelo professor Dr Wagner Rodrigues Valente.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe. Professor Homenageado: Título de Honra ao Mérito pelas Contribuições a área de Educação Matemática (REITORIA/IFS, 2017). Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo ? UNIAN (2017). Doutor em Educação Matemática (ênfase em Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo ? UNIAN (2015) com sandwiche na Université Claude Bernard Lyon 1 - FR (2013-2014)/Bolsa CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe ? UFS (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe ? UFS (2002). Especialista em Neuroaprendizagem, Transtorno do Aprender e Psicanálise ? INSTITUTO SABER/DF (2013). Especialista em Neuropsicologia ? UNIFESP/CDN/SP (2012). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Atlântico ? FA (2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Pio Décimo ? FPD (2002). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Pio Décimo ? FPD (1999). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Sergipe ? UFS (1995). Especialista em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ? CEFET/MG (1994). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe ? UFS (1992). Graduando em Psicologia pela Faculdade Estácio de Sergipe/FESE (2015). Estudante de Psicanálise pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju ? NPA (2010). Pesquisador da FAPITEC/SE-BIBIC/Jr-CNPq. Pesquisador do PIBIC/IFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Neurodidática, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Teorias da Aprendizagem (Dificuldade de Aprendizagem), Formação de Professores de Matemática, desde 1989. É consultor de cursos de pós-graduação em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática. É autor de livros e artigos publicados em periódicos nas áreas de Neurociências, Psicopedagogia e de Educação Matemática. Atualmente é Docente do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe ? IFS (desde 1993) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe ? UFS (desde 2015) , tendo como áreas de concentração a Didática da Matemática e a Neurociência Cognitiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática/IFS. Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática/IFS. Membro do Conselho Científico da Editora IFS. Editor Chefe de Caminhos da Educação Matemática em Revista/impressa e Caminhos da Educação Matemática em Revista/on line. Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe ? IFS (em 2010).

Divanizia do Nascimento Souza, Universidade Federal de Sergipe

Divanizia do Nascimento Souza concluiu o doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé

 

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Lessa Vieira, J. E., Fonseca, L. S. da, & Souza, D. do N. (2019). Professores de Matemática Frente ao Processo Formativo para Ensinar Geometria na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 18-33. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1250

Edição

Seção

Artigos