A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP

Palavras-chave:

Aritmética. História da Educação Matemática. Educação Matemática. Ensino Primário de Aritmética. Método intuitivo.

Resumo

Este texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela  Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Valente, W. R. (2019). A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 54-66. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1244

Edição

Seção

Artigos