Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções

Autores

  • Letiane Oliveira da Fonseca Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação formal e informal, Reciclagem.

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Fonseca, L. O. da, & Fonseca, M. S. da. (2019). Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 42-53. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243

Edição

Seção

Artigos