A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras

Autores

  • Lourdes Serrazina Escola Superior de Educação de Lisboa

Resumo

Neste artigo apresentam-se algumas reflexões sobre a formação para o ensino da matemática no 1º ciclo do ensino básico da infância, numa perspectiva do desenvolvimento de competências profissionais de um professor generalista que é também professor de matemática. Considerando que a formação deve ser orientada para o desenvolvimento profissional a partir da experiência anterior dos formandos como alunos de matemática, é defendido que os futuros professores devem, eles próprios, viver experiências de aprendizagem em matemática do tipo das que se espera que venham a proporcionar aos seus alunos, envolvendo-se, nomeadamente, em atividades de resolução de problemas e de investigação em matemática. São discutidos, à luz do afirmado anteriormente, aspectos relativos à metodologia a utilizar e os princípios formativos subjacentes, partindo da convicção que a metodologia utilizada na formação é ela própria um conteúdo de formação.

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Publicado

2018-01-09

Como Citar

Serrazina, L. (2018). A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras. Educação Matemática Em Revista, (14), 67-73. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1090

Edição

Seção

Intercâmbio