O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem dos quadriláteros notáveis presente em um livro didático do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard (1999) e a definição de quadriláteros tomada por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa por meio de análise documental, foram analisados os tipos de tarefas evidentes no tópico dedicado aos quadriláteros notáveis. O estudo possibilitou evidenciar uma forte tendência de abordar esse conceito por meio do cálculo da medida de grandezas geométricas. Além disso, o foco na aparência física e na representação geométrica dessas figuras contribui para um ensino centrado nos aspectos de reconhecimento de objetos geométricos “prontos”, já produzidos no livro didático. Portanto, a análise indica a necessidade de que esse saber seja explorado por meio de tarefas que solicitem a construção desses objetos geométricos, além de mobilizar suas propriedades.