O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática

Autores

Resumo

 

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem dos quadriláteros notáveis presente em um livro didático do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard (1999) e a definição de quadriláteros tomada por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa por meio de análise documental, foram analisados os tipos de tarefas evidentes no tópico dedicado aos quadriláteros notáveis. O estudo possibilitou evidenciar uma forte tendência de abordar esse conceito por meio do cálculo da medida de grandezas geométricas. Além disso, o foco na aparência física e na representação geométrica dessas figuras contribui para um ensino centrado nos aspectos de reconhecimento de objetos geométricos “prontos”, já produzidos no livro didático. Portanto, a análise indica a necessidade de que esse saber seja explorado por meio de tarefas que solicitem a construção desses objetos geométricos, além de mobilizar suas propriedades.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2016) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor de Matemática da Educação Básica na rede pública estadual de Pernambuco. No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 79 trabalhos acadêmicos, dos quais, 59 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos, em periódicos científicos e em livro. É o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atua como Assistente de Edição da Revista Educação Matemática em Foco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É ainda Parecerista Ad Hoc da Revista Boletim Online de Educação Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Parecerista Ad Hoc da Revista Vidya, organizada pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria-RS; e Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Online, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem de Geometria, investigando sobre os Níveis de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. É membro dos Grupos de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (FDCM) e Pró-Grandezas: ensino e aprendizagem das grandezas e medidas. Temas de interesse: Educação Matemática, Geometria, Van-Hiele, Grandezas e Medidas, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias na Educação, Avaliação da Aprendizagem, Didática, Estágio à Docência.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco -UPE Campus Garanhuns, assim como coordenadora pedagógica da PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA/PE. Líder do grupo Intelectus de pesquisa e estudos em Educação Matemática e o Semear. Pertence também, aos grupos de pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática; Pró-Grandeza e Cognição, linguagem e subjetividade como pesquisadora. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Costa, A. P. da, & Santos, M. R. dos. (2018). O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 39-52. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030

Edição

Seção

Artigos