Um estudo de enunciados de exames de matemática da 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação moçambicano no período de 2000 a 2014

Autores

  • Geraldo Vernijo Deixa Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e discutir as tendências que os exames finais do Ensino Secundário Geral do 1º ciclo (10.ª classe) podem revelar quanto aos níveis de demanda cognitiva requeridos em questões propostas. Para a realização da pesquisa, foram selecionados enunciados de exames de Matemática das duas chamadas (1ª e 2ª) de cada ano. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa documental. Para o estudo dos enunciados dos exames, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. As análises qualitativas das questões dos exames do período em alusão revelaram a presença de níveis de demanda cognitiva diferenciados. Constatou-se, igualmente, grande tendência de questões rotineiras em todos os exames analisados e uma fraca presença de questões contextualizadas. Desse modo, sugere-se que sejam enfatizadas questões não rotineiras e questões contextualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Pedagógica de Moçambique

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, 2014. Com especialização em Educação Matemática. Linha de Pesquisa: formação de professores de Matemática. Pesquisador do Centro de Estudos e Políticas Educativas (CEPE) da Universidade Pedagógica, Coordenador do Centro de Pesquisa da UP-Quelimane e Coordenador do Curso de Mestrado em Educação/Currículo na UP-Quelimane. Professor, actuando na graduação e na Pós-graduação na Universidade Pedagógica, Delegação de Quelimane

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Deixa, G. V. (2018). Um estudo de enunciados de exames de matemática da 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação moçambicano no período de 2000 a 2014. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 53-68. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1028

Edição

Seção

Artigos