Um estudo de enunciados de exames de matemática da 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação moçambicano no período de 2000 a 2014
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e discutir as tendências que os exames finais do Ensino Secundário Geral do 1º ciclo (10.ª classe) podem revelar quanto aos níveis de demanda cognitiva requeridos em questões propostas. Para a realização da pesquisa, foram selecionados enunciados de exames de Matemática das duas chamadas (1ª e 2ª) de cada ano. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa documental. Para o estudo dos enunciados dos exames, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. As análises qualitativas das questões dos exames do período em alusão revelaram a presença de níveis de demanda cognitiva diferenciados. Constatou-se, igualmente, grande tendência de questões rotineiras em todos os exames analisados e uma fraca presença de questões contextualizadas. Desse modo, sugere-se que sejam enfatizadas questões não rotineiras e questões contextualizadas.