Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato

Autores

  • Diego Barboza Prestes
  • Adriane Gaspari Ferreira

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental I, Early Algebra, Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Prestes, D. B., & Ferreira, A. G. (2018). Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 101-114. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022

Edição

Seção

Relatos de Experiência