O ensino de matemática na formação de professores: uma aula prática no Mercado Municipal Adolpho Lisboa Em Manaus (AM)

Autores

  • Felipe da Costa Negrão Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Aula prática, Ensino de matemática, Espaços não formais.

Resumo

A matemática está em tudo. Essa assertiva fundamentou a aula prática no Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Manaus/AM). A aula teve a participação de 21 estudantes da disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática, do curso de Pedagogia da Universidade Nilton Lins (AM). A dinâmica no Mercado foi embasada por estudos teóricos da Educação Matemática e Espaços não formais. O relato foi escrito a partir de observações sistemáticas e aplicação de questionários mistos. A experiência dos acadêmicos com uma matemática mais viva possibilitou novos olhares para o ensino da matemática, visto que agora conseguem percebê-la em outros lugares, contrapondo o discurso apresentado no início da disciplina, no qual muitos apontavam apenas o livro didático, a sabatina e o professor carrasco como fontes do conhecimento lógico-matemático. Assim, as aulas práticas despertam a criatividade, o senso crítico e uma didática diferenciada nestes que serão os futuros professores que ensinarão a matemática na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Negrão, F. da C. (2018). O ensino de matemática na formação de professores: uma aula prática no Mercado Municipal Adolpho Lisboa Em Manaus (AM). Educação Matemática Em Revista, 23(59), 139-149. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1013

Edição

Seção

Relatos de Experiência