O CICLO TRIGONOMÉTRICO E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À PRODUÇÃO DA MODA.

Autores

  • Luciana Vanessa Almeida Almeida Buranello Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos e UNESP Bauru
  • Bianca Buranello Faria Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos

Palavras-chave:

Ciclo trigonométrico, Estampas, Aprendizagem significativa, Ensino médio.

Resumo

O presente relato de experiência busca descrever uma sequência didática desenvolvida no segundo ano do Ensino Médico Integrado à Produção de Moda do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Passos. Partindo da questão central: Quais as possibilidades de trabalhar o ciclo trigonométrico a partir dos conhecimentos prévios específicos da área da moda, como a criação de estampas, no 2º ano do ensino médio integrado à produção de moda, objetivamos desenvolver habilidades cognitivas tais como: (1) Calcular ângulos correspondentes; (2) Efetuar a conversão de graus para radianos; (3) Reconhecer a simetria no ciclo trigonométrico; (4) Estabelecer relação entre o ciclo trigonométrico e as estampas para tecidos. Participaram das atividades 25 alunos, sendo 24 meninas e 1 menino. Percebemos, por meio de uma avaliação formativa, os avanços dos alunos em relação à recuperação de conhecimentos ainda em defasagem, como ângulos e a aprendizagem significativa quanto à simetria do ciclo trigonométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Vanessa Almeida Almeida Buranello, Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos e UNESP Bauru

Atualmente Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógica da Diretoria de Ensino - Região de Penápolis na disciplina de Matemática. Experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas matemáticos, professores de matemática, educação matemática, politicas públicas e consequências das mesmas nas aulas de matemática. Professora de Metodologia, Conteúdos e Práticas de Matemática do Ensino Fundamental ciclo I; (com supervisão de estágio curricular) e deAvaliação Escolar e de Sistemas do curso de pedagogia da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). coordenadora do curso de Pedagogia da FUNEPE. Doutora pela UNESP de Bauru em Educação para Ciência, com pesquisa na área de ensino de matemática.

Bianca Buranello Faria, Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos

Aluna do curso de graduação em Design de Moda - IFSULDEMINAS - Campus Passos.

Referências

HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Tradução de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre. Artmed, 2001. 136 p.
IEZZI, G. Fundamentos da matemática elementar. Trigonometria. V. 3. 2ª edição. São Paulo: Atual Editora. 1977. 221 p.
LANG, M. O que é rapport no design de estampas? Marco Lang. EW Estampaweb. Disponível em: https://estampaweb.com/o-que-e-rapport-no-design-de-estampas/ . Acesso em: 15/jul. 2019.
MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.111p.
PEZZOLO, D. B. Tecidos: História, tramas, tipos e usos. São Paulo: Senac, 2017. 328 p.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. São Paulo: Doris Elisa Treptow. 208 p.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Almeida Buranello, L. V. A., & Faria, B. B. (2019). O CICLO TRIGONOMÉTRICO E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À PRODUÇÃO DA MODA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2112