O CICLO TRIGONOMÉTRICO E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À PRODUÇÃO DA MODA.
Palavras-chave:
Ciclo trigonométrico, Estampas, Aprendizagem significativa, Ensino médio.Resumo
O presente relato de experiência busca descrever uma sequência didática desenvolvida no segundo ano do Ensino Médico Integrado à Produção de Moda do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Passos. Partindo da questão central: Quais as possibilidades de trabalhar o ciclo trigonométrico a partir dos conhecimentos prévios específicos da área da moda, como a criação de estampas, no 2º ano do ensino médio integrado à produção de moda, objetivamos desenvolver habilidades cognitivas tais como: (1) Calcular ângulos correspondentes; (2) Efetuar a conversão de graus para radianos; (3) Reconhecer a simetria no ciclo trigonométrico; (4) Estabelecer relação entre o ciclo trigonométrico e as estampas para tecidos. Participaram das atividades 25 alunos, sendo 24 meninas e 1 menino. Percebemos, por meio de uma avaliação formativa, os avanços dos alunos em relação à recuperação de conhecimentos ainda em defasagem, como ângulos e a aprendizagem significativa quanto à simetria do ciclo trigonométrico.Downloads
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Referências
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
Almeida Buranello, L. V. A., & Faria, B. B. (2019). O CICLO TRIGONOMÉTRICO E A PRODUÇÃO DE ESTAMPAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À PRODUÇÃO DA MODA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2112
Edição
Seção
Dossiê Temático