Submissões gerais
					
			
				| 
				GRUPO DE ESTUDOS EM ALFABETIZAÇÃO ALGÉBRICA: O TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORAS DE 1º AO 3º ANO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jocelei Miranda Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ORIENTAÇÕES DA CADES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rogério Joaquim Santana									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: O QUE LICENCIANDOS REVELAM AO AVALIAREM DIFERENTES ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Andreza Rodrigues Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CRITICIDADE E EMPODERAMENTO DOS ALUNOS VIA DISCUSSÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Liliane Cristine Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											VinÃcius Aparecido Salatta									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Reinaldo Manoel Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A construção do conceito de função com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental utilizando a sala de aula invertida e a Resolução de Problemas				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Nilcilene Pereira dos Santos,											Andresa Maria Justulin									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO E A AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Sara Lopes Sene									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A DISCIPLINARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A PARTIR DE ESTUDOS DECOLONIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Endrika Leal Soares									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Conhecimentos didático-matemáticos na perspectiva da Etnomatemática com professores que ensinam matemática em escolas multisseriadas do campo				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maria Jacqueline da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Izabela Cristina Bezerra da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDENDO AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DINÂMICAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lucas Decaro dos Santos da Silva,											Silvia Nagib Elian									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA A ESTUDANTES COM DISCALCULIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mary Petry Stec									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TICs e PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: OPORTUNIDADES E BARREIRAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											José Roberto de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONHECIMENTOS PARTILHADOS PELOS PROFESSORES DO GRUPO MOSAICO EDU SOBRE A ESTATÍSTICA NA BNCC				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Karla Priscila Schreiber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Priscila Gleden Novaes da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Formação de professores em um Clube de Matemática: aprendizagens da docência sobre proporcionalidade a partir da perspectiva Histórico-Cultural				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rayara Barroca Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O QUE MOSTRAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ingrid Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: CONHECIMENTOS DE E PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Fabiana Gomes da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Um estudo sobre o movimento se formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de narrativas				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Xavier Morais Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Leitura e Intepretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos em um ambiente virtual				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Regina Matias Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA COMO MEDIADORES EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniel Tebaldi Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: LIMITES E PERSPECTIVAS SEGUNDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Fernando Schlindwein Santino,											Leny Rodrigues Martins Teixeira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino e Aprendizagem de Equação do 1º grau com uma incógnita				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											CAROLINA BUENO SILVESTRE									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CONCEPT STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO COLETIVO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE PARA O ENSINO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Luiz Paulo Teixeira de Sousa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESCOBRINDO MUNDOS INCERTOS: ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Emilly Rayane Moura Diniz Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E O USO DE SMARTPHONE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											JULIANA LEAL SALMASIO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Geralda Neri Santana									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Mapeamento das Pesquisas Referentes a Inequações entre os Anos de 2010 a 2019				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Greg Cruz Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Superfícies Regradas: um estudo matemático utilizando modelos concretos				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marcos Felipe Santana de Sousa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS NO PIBID: UM ESTUDO COM EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Nathalia Luiza Soares Peixoto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Luciana de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE JI-PARANÁ/RO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											DILEIA DA SILVA BRUN SCATAMBURLO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											CARLOS Alexandre SANTOS									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Sabrina Saito									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Julio Veloso dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Natália Galvão Simão de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PIAUÍ: REGULAÇÕES E RECONTEXTUALIZAÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mayara Miranda Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Criação e Criatividade em Modelagem Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Elenice Josefa Kolancko Setti									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE MATEMÁTICA E CULTURA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Nara Freitas Simoes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				VALIDAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											FABIOLA MARTINS STAVNY									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marcos Tavares Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA POLIEDROS DE PLATÃO E RELAÇÃO DE EULER NUMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thaciane Jahring Schunk,											LÃgia Arantes Sad									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Desenvolvimento do Raciocínio Matemático nos Anos Iniciais: Um estudo teórico				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Aline dos Santos Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE INDÍGENAS KADIWÉU DE MATO GROSSO DO SUL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Claudio Roberto da Silva Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rafael Machado Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE?				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Willian Henrique Maximiano da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONHECIMENTO PROFISSIONAL E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mayara Cristina Sugigan									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thays Rayana Santos de Carvalho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Thiago Guedes Strassemann									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA EJA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maria Manuela Figuerêdo Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Avaliações Externas na dinâmica de uma escola.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Dayani Quero Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA, UMA QUESTÃO METODOLÓGICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rodolfo Masaichi Shintani									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Valéria Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RECURSOS PARA ENSINAR GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jaciele Hosana Santos da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Gênese do processo de formação das ações mentais por etapas e a formação de conceitos: um olhar para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Eliel Constantino da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MATEMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE CONVENCIMENTO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Renata Rodrigues Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do Pensamento Algébrico no ciclo da alfabetização				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Danielle Abreu Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EFEITOS DE AVALIAÇÕES EXTERNA NA PRÁTICA DE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Edivagner Souza dos Santos									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .