Submissões gerais
O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET |
|
Suzana Domingues da SIlva, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
O movimento de apropriação do conhecimento estatístico na Oficina Pedagógica de Matemática |
|
Gabriel José Cavassin Fabri |
|
MATEMÁTICA VERSUS HETEROGENEIDADE: UM DESAFIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
|
Júlio César Resende Melo |
|
A ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS PARA O PERÍMETRO E A ÁREA DO FRACTAL ILHA DE KOCH |
|
VinÃcius Murilo Fratucci |
|
A unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fração |
|
Mariana LaÃs Batista |
|
A METODOLOGIA DO SISTEMA NODET E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA SOBRE O USO DO ORIGAMI NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO |
|
Daniel Albernaz Brito |
|
PROPOSTA DE ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE FASCÍCULOS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA EM SALA DE AULA |
|
Cilio José Volce |
|
GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO |
|
Janini Gomes Caldas Rodrigues |
|
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL ELEMENTAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS |
|
Julio Silva de Pontes |
|
A FEIRA DE MATEMÁTICA E A MOBILIZAÇÃO DE AFETOS DAS E DOS ESTUDANTES EXPOSITORES |
|
MarÃlia Zabel |
|
BREVE PANORAMA ACERCA DAANSIEDADE MATEMÁTICA |
|
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CONEXÕES |
|
Edson Junior Monteiro |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DAS TAREFAS CRIATIVAS PARA AS FASES DE APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COMO LUGAR GEOMÉTRICO E SUAS CONSTRUÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Camila Bonini Araújo Cassoli |
|
GRUPO DE ESTUDOS EM ALFABETIZAÇÃO ALGÉBRICA: O TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORAS DE 1º AO 3º ANO |
|
Jocelei Miranda Silva |
|
Metodologias Ativas na Educação Básica: desenvolvimento do letramento estatístico por meio da pesquisa de opinião |
|
Amanda Vieira Mendes |
|
A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Verusca Santos Bispo |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO |
|
Robson Kleemann |
|
Um modelo didático para construção e análise de tarefas envolvendo problemas de adição e subtração com números naturais |
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA DECOLONIAL |
|
Flávia Trópia |
|
O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE A RELEVÂNCIA DIDÁTICA DAS COMUNICAÇÕES NÃO-VERBAIS EM SUA AÇÃO DOCENTE? |
|
Renata Souza Gonçalves |
|
ORIENTAÇÕES DA CADES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Rogério Joaquim Santana |
|
MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) PARA ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA |
|
Maria do Socorro Aragão Paim |
|
DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO |
|
Taniele Loss, Marcelo Souza Motta |
|
INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS POR UMA ESTUDANTE CEGA |
|
Dayse Silva Bivar |
|
ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORES EM UMA OFICINA DE CORREÇÃO DE PROVAS ESCRITAS DE MATEMÁTICA |
|
Júlia Rodrigues Oliveira |
|
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO STEM: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA GÊNESE DOCUMENTAL |
|
Adriana de Oliveira Dias |
|
FEMINISMO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES EM UM LÓCUS FRATURADO |
|
Bruna LetÃcia Nunes Viana |
|
CONCEPÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO PRESENTES NOS PROJETOS DOS CURSOS PARANAENSES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Simone Xavier Meurer |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUA PRESENÇA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNESP |
|
Andrei LuÃs Berres Hartmann |
|
A GÊNESE DOCUMENTAL DE UM TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
Chrystian Bastos de Almeida |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: O QUE LICENCIANDOS REVELAM AO AVALIAREM DIFERENTES ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA? |
|
Andreza Rodrigues Silva |
|
PROPONDO AS TRILHAS DE MATEMÁTICA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A (RE)DESCOBERTA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO FORA DAS SALAS DE AULA |
|
Jéssica Rodrigues |
|
ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA |
|
Ailson Lopes Alzeri |
|
IDEIAS BASE DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS BRASILEIROS E AMERICANOS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA |
|
Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Arthur Belford Powell |
|
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL |
|
Milena Conceição Coutinho |
|
A CONSTRUÇÃO DE PERCURSO(S) DE ESTUDO E PESQUISA COM UM GRUPO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Janielly Taila dos Santos Verbisck |
|
RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROGRAMAÇÃO VISUAL |
|
Flavia Sucheck Mateus da Rocha |
|
O APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Eliane Machado Machado de Mélo |
|
AS FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA DO CONHECIMENTO MANIFESTADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO |
|
Luciana Del Castanhel Peron |
|
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO |
|
Lúcia Moreno |
|
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES |
|
FabrÃcio Mendes Antunes |
|
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
|
Mariele de Freitas Osti |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CRITICIDADE E EMPODERAMENTO DOS ALUNOS VIA DISCUSSÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM |
|
Liliane Cristine Santos |
|
MINICICLONES DE APRENDIZAGENS EXPANSIVAS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS MATEMÁTICOS DIGITAIS |
|
Rosicácia Florêncio Costa |
|
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO |
|
Larissa Testolin Schmiescki dos Santos |
|
QUANTO DE INFÂNCIA CABE NA EDUCAÇÃO? IMAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA POTÊNCIA EM DESFORMAR ESCOLAS E PESQUISAS E CURRÍCULOS E MATEMÁTICAS E... |
|
Amanda Silva de Medeiros |
|
O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM SALA DE AULA: ESTADO DO CONHECIMENTO |
|
VinÃcius Torres Marques |
|
EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
|
VinÃcius Aparecido Salatta |
|
Focos da Aprendizagem Científica: identificando as comunidades do foco 5 |
|
Ana Paula Moreira |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM AMBIENTE DIGITAL |
|
Rita de Cássia Idem |
|
ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA LINGUAGEM NO SUJEITO SURDO E A RELAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
Melissa Ribeiro |
|
A ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO |
|
Reinaldo Manoel Silva |
|
TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RASTROS DE RELAÇÕES EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA ELEMENTAR DE SEUS ALUNOS DO 6° ANO |
|
Mariana Hochmann Narciso |
|
A construção do conceito de função com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental utilizando a sala de aula invertida e a Resolução de Problemas |
|
Nilcilene Pereira dos Santos, Andresa Maria Justulin |
|
RELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO E A AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
|
Sara Lopes Sene |
|
A DISCIPLINARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A PARTIR DE ESTUDOS DECOLONIAIS |
|
Endrika Leal Soares |
|
PROPOSTA PARA A CONCEPÇÃO DA INTERFACE DE UMA PLATAFORMA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADA NA CIÊNCIA ERGONÔMICA QUE PRIVILEGIE O DESIGN DE INTERAÇÃO |
|
Renata OLIVEIRA balbino |
|
Criação de uma Plataforma para Construção de Objetos de Aprendizagem de Matemática com Uso de Programação Intuitiva e Assistida por Inteligência Artificial |
|
Evandro Alberto Zatti |
|
Proposta de sistematização para o abastecimento de uma plataforma de construção de objetos de aprendizagem de Matemática |
|
Silvana Gogolla de Mattos |
|
UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA |
|
Aldo Peres Campos Lopes |
|
O ESTUDO DA ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO-SE DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS |
|
Geferson Luiz Montanholi Pimenta |
|
A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO MATERIAL DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Willian Christian de Assis |
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA |
|
Cauê Duarte |
|
DIMENSÃO AFETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE: METODOLOGIA. |
|
André Nunes Nunes Ferreira |
|
O ESTADO DO CONHECIMENTO: UMA BREVE ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES BUSCANDO NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS NO COMEÇO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO |
|
Marcos Aurélio da Silva Martins |
|
O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
|
Mario Alberto Zambrana Vernizzi |
|
Concepções Teóricas do Pensamento Matemático Avançado: uma Possibilidade de Aproximação |
|
Osvaldo Inarejos Filho |
|
COMPRAR OU NÃO COMPRAR? EIS A QUESTÃO! SONDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS |
|
LaÃs Thalita Bezerra dos Santos |
|
INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS |
|
Waleska Stefany Moura Diniz |
|
Os inteiros relativos: construindo possibilidades para a compreensão desse objeto matemático |
|
Ludiér Mariano Rosa |
|
MAPEAMENTO INICIAL ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS |
|
ELISABETE STRELOW DE CASTRO |
|
A TIPOLOGIA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE FUNÇÃO AFIM EM PESQUISAS E EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL |
|
Sandra Maria Tieppo |
|
Contribuições da Investigação Matemática para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado |
|
Juliana Aparecida Gonçalves |
|
DESCOBRINDO O SEGREDO: SABERES MOBILIZADOS PELAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO |
|
Aline Rocha |
|
TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Kaique Martins, Larissa Gomes, Marlúbia de Paula |
|
Polígonos Regulares via Resolução de Problemas: análise de uma proposta de ensino a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
|
Ana Beatriz de Oliveira |
|
A ARTICULAÇÃO ENTRE SIGNIFICADOS DENOTATIVOS E CONOTATIVOS MOBILIZADOS PELA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
|
LetÃcia Fagundes Triguero |
|
REPENSANDO PROVAS E DEMONSTRAÇÕES EM AMBIENTES DINÂMICOS |
|
Alexandre Matias Russo |
|
Kahoot! Uma intervenção pedagógica para o ensino de Matemática |
|
Andreia de Fatima Netto Barcellos |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM FOCO NO PENSAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Daniel Redinz Mansur |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO |
|
Anderson Minosso, Maria Lucia Panossian |
|
A DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADE |
|
Claudia Maria Witt, Maria Lucia Panossian |
|
Conhecimentos didático-matemáticos na perspectiva da Etnomatemática com professores que ensinam matemática em escolas multisseriadas do campo |
|
Maria Jacqueline da Silva |
|
ABORDAGEM DO LETRAMENTO PROBABILISTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. |
|
Marco Fábio dos Santos |
|
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ASSOCIADA AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGANDO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM |
|
Carbone Bruno Schmidt Krug |
|
AÇÕES DE PROFESSORES EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE DOIS ESTUDOS DE CASO |
|
Eduardo Pereira de Oliveira Rossa |
|
HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: NARRATIVAS SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BAURU-SP (1969-1988) |
|
Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen |
|
TENDÊNCIAS DIDÁTICAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
José Henrique de Oliveira Junior |
|
O ENSINO DA ESTATÍSTICA NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DOS PROFESSORES |
|
Valderez Aparecida Aluiz Amin |
|
A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE |
|
Bertrand Luiz Corrêa Lima |
|
ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
MARGARET CHARNEI |
|
SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Mariane Alves Koga |
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS |
|
Izabela Cristina Bezerra da Silva |
|
ESTUDO HISTÓRICO DA PROBABILIDADE |
|
André Benito Fentanes Alvarez Marques |
|
ETAPA INICIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE JOGO, MATEMÁTICA E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM TESES E DISSERTAÇÕES |
|
Patricia Michie Umetsubo Gonçalves |
|
APRENDENDO AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DINÂMICAS |
|
Lucas Decaro dos Santos da Silva, Silvia Nagib Elian |
|
O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA A ESTUDANTES COM DISCALCULIA |
|
Mary Petry Stec |
|
FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES DO 5º ANO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE AULA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FOCO |
|
Fabio Vieira Abrão |
|
MAPAS E CONVERSAS: MOVIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZADOS EM UMA TESE QUE INVESTIGA A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO |
|
Joice Rejane Pardo Maurell, Celiane Costa Machado |
|
TICs e PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: OPORTUNIDADES E BARREIRAS |
|
José Roberto de Souza |
|
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA |
|
Marcelo Orlando Sales Pessim |
|
EXPERIÊNCIAS NO/DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS/CPAQ |
|
VIVIAN CAMPOS MARTINS DE SOUZA |
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO DIMENSÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E PSICOLÓGICAS COM FOCO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR, EM TURMAS DE EJA |
|
Ana Paula Rodrigues da Costa |
|
A MATEMÁTICA NA PARÓQUIA SÃO VICENTE PALLOTTI |
|
Juliana Müller Silveira |
|
TAREFAS MATEMÁTICAS SOBRE POTENCIAÇÃO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO ENSINO REMOTO NO PARANÁ |
|
Susana Fátima Lopes |
|
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR REFERENTE A COMPREENSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA RELAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO |
|
Priscila Miranda Engelhardt |
|
RESULTADOS DO SAEB: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DO ENSINO DA MATEMÁTICA? |
|
Ana Paula Nogueira Rocha Borges |
|
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS COM FOCO EM DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: UM ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL (1985-2015) |
|
Moab Marques Da Silva, Emerson da Silva Ribeiro |
|
CONHECIMENTOS PARTILHADOS PELOS PROFESSORES DO GRUPO MOSAICO EDU SOBRE A ESTATÍSTICA NA BNCC |
|
Karla Priscila Schreiber |
|
A METACOGNIÇÃO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
NIVIA MARTINS RIBEIRO |
|
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS SOBRE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS |
|
Davi Cézar da Silva |
|
O CURSO DE MAGISTÉRIO EM PRESIDENTE MÉDICI-RO: UM PERCURSO HISTÓRICO SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE SEUS EGRESSOS (1981-2001) |
|
Elianai Rodrigues Lima Pedroso |
|
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Priscila Gleden Novaes da Silva |
|
Formação de professores em um Clube de Matemática: aprendizagens da docência sobre proporcionalidade a partir da perspectiva Histórico-Cultural |
|
Rayara Barroca Silva |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
|
Marcela Mariah Leite |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O QUE MOSTRAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
|
Ingrid Silva |
|
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS: A PROVA ESCRITA EM FASES COMO UMA ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM |
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
|
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E A PROMOÇÃO DO RACIOCÍNIO CRIATIVO |
|
Rogério FabrÃcio Hening |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: CONHECIMENTOS DE E PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Fabiana Gomes da Silva |
|
INDICAÇÕES CURRICULARES, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES ENVOLVENDO O LETRAMENTO MATEMÁTICO |
|
Anie Masquete Paruta |
|
Tarefas Exploratórias e o Desenvolvimento Do Raciocínio Matemático de Estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. |
|
Mariana Vasconcelos Negrini |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
Natasha Cardoso Dias |
|
CLASSIFICAÇÃO DE TAREFAS DE QUÍMICA RELACIONADAS À CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTADA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
|
ADRIELI MAZUREK CIESLAK |
|
Mapeamento das pesquisas desenvolvidas em programas stricto sensu da Região Sul do Brasil que versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática |
|
Narjara Boppré Philippi |
|
CONSTRUINDO E PROPONDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA |
|
Queila Ribas de Souza |
|
CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS |
|
Janete Melo Bellini |
|
Um estudo sobre o movimento se formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de narrativas |
|
Xavier Morais Santos |
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO RECURSIVIDADE: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO |
|
Fernanda Santolin Marques |
|
AS TDIC NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PANORAMA DOS ASPECTOS HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS |
|
Victor Hugo Ricco Bone Antunes |
|
O despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental em práticas de Modelagem Matemática |
|
Adriéli Aline Duarte |
|
Leitura e Intepretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos em um ambiente virtual |
|
Regina Matias Silva |
|
PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO |
|
Aline Mendes Penteado Farves |
|
PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA COMO MEDIADORES EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Daniel Tebaldi Santos |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: LIMITES E PERSPECTIVAS SEGUNDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL |
|
Fernando Schlindwein Santino, Leny Rodrigues Martins Teixeira |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL: apontamentos iniciais |
|
Lilian Oliveira Daniel |
|
COORDENAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICO E ALGÉBRICO DA FUNÇÃO AFIM: ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS |
|
Jose Robson Araujo |
|
Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino e Aprendizagem de Equação do 1º grau com uma incógnita |
|
CAROLINA BUENO SILVESTRE |
|
O APLICATIVO MULTIBASE E O ESTUDO DE BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. |
|
Penna Alves Ferreira |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO RELAÇÕES |
|
Márcia Regina Kaminski |
|
O CONCEPT STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO COLETIVO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE PARA O ENSINO |
|
Luiz Paulo Teixeira de Sousa |
|
A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Camila Iorio Marton |
|
DESCOBRINDO MUNDOS INCERTOS: ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Emilly Rayane Moura Diniz Santos |
|
A FORMA/AÇÃO COMO ABERTURA À COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COM TECNOLOGIA |
|
Carolina Cordeiro Batista |
|
DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS |
|
Thamires Belo de Jesus |
|
AS TEORIAS IMPLÍCITAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS RESISTÊNCIAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
|
ELABORAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS PARA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO COM FOCO NO CONHECIMENTO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Jean Carlos Lemes |
|
O Ensino de Volume por meio da História da Matemática: discutindo a contextualização na formação de professores de matemática. |
|
Christian Fernando Pinheiro, Virginia Cardia Cardoso |
|
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DO MODELO DE VAN RIELE |
|
colli delli delli colli |
|
PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
|
Diego Medeiros de Aguiar |
|
MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS |
|
Tchierly Juliani Bier Oliveira |
|
A UTILILIZAÇÃO DE TDIC E CONTEXTO REALÍSTICO EM TAREFAS PARA O ENSINO REMOTO DE SEQUÊNCIAS |
|
Esp Mateus Felipes |
|
LICENCIATURA HÍBRIDA EM MATEMÁTICA: QUAL O PAPEL DOS VÍDEOS DIGITAIS? |
|
José Fernandes Torres da Cunha |
|
ETNOMATEMÁTICA: MATEMÁTICA PRESENTE NOS VÍDEOS |
|
Juliana Çar Stal |
|
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: CONSTRUINDO O ESTADO DO CONHECIMENTO |
|
Carina Espilma Lima |
|
O NÍVEIS DE VAN HIELE E O LIVRO – A CONQUISTA DA MATEMÁTICA. HÁ GEOMETRIA SUFICIENTE CAPAZ DE PROMOVER O AVANÇO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMNETAL? |
|
Renata Barros |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Cristiano Cardozo Dória |
|
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E O USO DE SMARTPHONE |
|
JULIANA LEAL SALMASIO |
|
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AUTONOMIA E OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO, ENQUADRAMENTO E CRIATIVIDADE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Bruna Santos de Souza |
|
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO NO USO DE ALGUNS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA |
|
Karina Grzeca |
|
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. |
|
Geralda Neri Santana |
|
ENTRE (DES)COBERTAS MATEMÁTICAS: PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM LEITURAS (DE)COLONIAIS |
|
Luana Oliveira Lima |
|
TRILHAS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DE ALGUNS MATERIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Alvaro Henrique Mateus da Rocha |
|
SABERES PARA E A ENSINAR MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA DO TEMPO PRESENTE DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA |
|
NÃcolas Giovani da Rosa |
|
EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA MATEMÁTICA: UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
LuÃsa Cardoso Mendes |
|
Mapeamento das Pesquisas Referentes a Inequações entre os Anos de 2010 a 2019 |
|
Greg Cruz Silva |
|
Raciocínio Matemático: um caminho para a aprendizagem matemática no 5º ano do Ensino Fundamental |
|
ROSIMEIRI DA SILVA DE MORAIS |
|
Superfícies Regradas: um estudo matemático utilizando modelos concretos |
|
Marcos Felipe Santana de Sousa |
|
A COMPREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO POR MEIO DE NARRATIVAS |
|
Hygor Batista Guse |
|
Possíveis contribuições da Modelagem na transição escolar do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
|
Eliane Santos Alves |
|
UMA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA REFERENTE À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Camila Lorrane Reis Locatelli |
|
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO |
|
Diogo Ferreira Jandrey |
|
Proposta de ensino de Números Complexos por meio de materiais manipuláveis como recurso pedagógico para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
|
Adriana Fátima Carniélli |
|
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Cibelli Batista Belo |
|
Nas trilhas dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no Programa de Ensino da disciplina Didática Especial da Matemática, 1970 |
|
Jonathan Machado Domingues |
|
UM ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE ENSINO DE ANÁLISE REAL NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
|
Cecilia Ferreira Borges de Alcantara |
|
SOBRE O SUJEITO QUE DESENVOLVE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
ELHANE DE FATIMA DE FATINA FRITSCH CARARO |
|
ETNO(MATEMÁTICA)S DA RESISTÊNCIA: PULSÕES DE SOBREVIVÊNCIA DE MULHERES NEGRAS DURANTE A PANDEMIA |
|
Ellen de Cássia |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL E COLABORATIVA |
|
Danilo Pontual de Melo |
|
PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COMO MOBILIZADOR DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. |
|
GLAUCIONY ESPIRIDON |
|
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Rosangela Ramon |
|
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS NO PIBID: UM ESTUDO COM EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS |
|
Nathalia Luiza Soares Peixoto |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
|
MARIA APARECIDA DOS SANTOS FINETO |
|
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL |
|
Lúcia Renata dos Santos Silveira |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luciana de Souza |
|
INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE JI-PARANÁ/RO |
|
DILEIA DA SILVA BRUN SCATAMBURLO |
|
VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: A ÁLGEBRA DA AUTOESTIMA |
|
Geciara Silva Carvalho |
|
AMBIENTES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE 6° ANO: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES |
|
simone gomes de almeida cezar |
|
UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO |
|
CARLOS Alexandre SANTOS |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO CONVENCIONAL |
|
Cristina Martins Paraol |
|
A PERSPECTIVA DOS ALUNOS AUTISTAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO MATEMÁTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
|
Suelen Martins Vasconcelos |
|
COMPARAÇÃO DE PROBABILIDADES E A JUSTIÇA EM JOGOS: O QUE PENSAM CRIANÇAS E ADULTOS? |
|
RITA BATISTA |
|
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO NO CURSO DE GEOGEBRA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA |
|
Isane Maria Wowcsuk Marques |
|
PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA MODALIDADE DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
|
Tanira Eloisa Konzen |
|
ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
|
Sabrina Saito |
|
Um estudo sobre a presença e a influência das crenças de professores ao utilizar o livro didático: um panorama dos dados |
|
Franciéllem Roberta Gonçalves |
|
O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA |
|
Maiara Luisa Klein |
|
UM OLHAR SOBRE A FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL DA UNEMAT E A CRIAÇÃO DO 1º MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS |
|
Adroano Silva Nascimento Nascimento |
|
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
|
Julio Veloso dos Santos |
|
LUDICIDADE EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Antonella Fernandes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E O PARQUE FLORESTAL DE SINOP/MT: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
|
Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros |
|
ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA |
|
Natália Galvão Simão de Souza |
|
UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
|
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes |
|
CRIANÇAS, NARRATIVAS E MATEMÁTICAS: UM PESQUISAR INFANTE |
|
Vivian Nantes Muniz Franco |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PIAUÍ: REGULAÇÕES E RECONTEXTUALIZAÇÕES |
|
Mayara Miranda Santos |
|
Criação e Criatividade em Modelagem Matemática |
|
Elenice Josefa Kolancko Setti |
|
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Andrielli Jorge Da Silva |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA E CULTURA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE |
|
Nara Freitas Simoes |
|
TRAJETÓRIA DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM JI-PARANÁ-RO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1970-1996) |
|
Simone Aparecida Navarro Cruz, Marlos Gomes de Albuquerque |
|
PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A VISÃO FENOMENOLÓGICA |
|
Nagmar Ferreira de Souza |
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO, ETNOMATEMÁTICA E BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção do currículo de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental |
|
Marcia Regina de Souza |
|
Álgebra nos anos iniciais: do aprender ao ensinar |
|
Iasmim Martins Noro |
|
A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E SUAS RELAÇÕES COM A TEORIA DA ATIVIDADE E ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
|
Luciano Fonseca Pinto |
|
OS IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-2 (COVID 19) NA ROTINA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CAMINHOS E IMPRESSÕES INICIAIS |
|
Pedro Paulo Mendes |
|
VALIDAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
FABIOLA MARTINS STAVNY |
|
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Lemerton Matos Nogueira |
|
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES |
|
Daiana dos Santos Oliveira Fischer |
|
Cenários de reconhecimento e desrespeito à população LGBTQIA+ na sala de aula Matemática e nos cursos de licenciatura em Matemática |
|
Tadeu Silveira Waise |
|
INVESTIGANDO A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS |
|
Daniela Cristina de Oliveira |
|
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
|
Douglas Ribeiro Guimarães |
|
SE CONSTITUINDO DOCENTE PELA VIVÊNCIA EM UM PROJETO UNIFICADO DA UFPEL |
|
Pierre Teixeira da Silva |
|
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS |
|
Anderson José Gomes Ferreira |
|
UMA INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NO ESPAÇO DE UMA FEIRA AGROECOLÓGICA |
|
Paulo Rafael Antunes |
|
UMA ABORDAGEM DE ENSINO CRÍTICA, ANTIRRACISTA E CULTURAL PARA O PENSAMENTO PROPORCIONAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Uriel Engel Piffer |
|
UM ESTUDO DA CONTINUIDADE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DE PEIRCE |
|
Leise Santos Vieira |
|
UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE |
|
Maria Betânia Valentim Moreira |
|
MARCAS E TRAÇOS HISTÓRICOS E IDENTITÁRIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO |
|
Josilene Maria de Lima Torres, Edelweis José Tavares Barbosa |
|
OS PRÓS E CONTRAS DE UMA AULA DO CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
|
Marco André Dantas |
|
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES NO ESTUDO DO SIGNIFICADO MEDIDA DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Stephanie da Silva Trindade |
|
AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Sandra Menezes de Carvalho Abreu |
|
UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E IDOSOS |
|
Mateus Schmeckel Mota |
|
EXPLORANDO E INVESTIGANDO SITUAÇÕES FINANCEIRAS COM TECNOLOGIAS |
|
AGNER LOPES BITENCOURT |
|
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
|
Marcos Tavares Silva |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROCESSOS DE SOCIOEDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: UM OLHAR PELO TEATRO |
|
João Marcos Marques Machado |
|
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA POLIEDROS DE PLATÃO E RELAÇÃO DE EULER NUMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
|
Thaciane Jahring Schunk, LÃgia Arantes Sad |
|
Pensamento Computacional e Pensamento Matemático na Educação Matemática Brasileira: uma Revisão Sistemática |
|
Lucas Machado O'Neill |
|
O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS REFLEXIVAS DO PROFESSOR A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. |
|
Cristiane Boneto Almeida |
|
A ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS BÁSICOS EM LIVROS DIDÁTICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Renata Gaspar da Costa |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA VISANDO MELHORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Débora Cardoso do Amaral |
|
MAPEAMENTO E ANÁLISE DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR REMOTO |
|
Esthela de Oliveira Santos Godoi |
|
A MATEMÁTICA NOS ARGUMENTOS: UMA INVESTIGAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Érica Alice Copetti |
|
UM ESTADO DA ARTE SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Raquel Soares dos Santos |
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO UTILIZANDO CUISENAIRE DIGITAL EM TAREFAS SIMBÓLICAS E NÃO SIMBÓLICAS |
|
Ingrid Ponvequi Oliveira |
|
UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
Ana Eliza Pescini |
|
UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES PARA O ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS: UMA CONTRIBUIÇÃO EM TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO, PROVA E DEMONSTRAÇÃO. |
|
George Henrique Conceição |
|
UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONTRATO DIDÁTICO(CD) E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(EF) |
|
Maria das Dores Morais |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROPORCIONALIDADE NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Anailde Felix Marques |
|
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ADOTAREM TEXTOS DE MALBA TAHAN |
|
LARISSA TONIATO |
|
A História da Matemática na formação inicial de professores: um estudo acerca do desenvolvimento de conhecimentos fundamentais |
|
Ana Cristina Pereira |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS GAMIFICADOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: AÇÕES, CONEXÕES E CONTROVÉRSIAS |
|
Diego Góes Almeida, Flávia Cristina de Macêdo Santana |
|
AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIFAL-MG: FATORES QUE PODEM AFETAR A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS |
|
Ronaldo André Lopes |
|
Desenvolvimento do Raciocínio Matemático nos Anos Iniciais: Um estudo teórico |
|
Aline dos Santos Souza |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Ariane da Silva Landgraf |
|
CONSTRUINDO SABERES E ENTRELAÇANDO TEORIAS: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
|
Matheus Cardoso da Cunha |
|
LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILISTICA |
|
FATIMA APARECIDA KIAN |
|
A ressignificação: Uma proposta de ensino |
|
luis lucho |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Antonio Rodrigues Junior |
|
PRATICANDO UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE NO LIVRO ELEMENTOS DA GEOMETRIA DO PADRE ALBERTO JOSÉ GONÇALVES |
|
Ewerton Echeverria Oliveira |
|
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS: saberes docentes emergidos a partir de um curso de extensão |
|
Érika Silva Pereira |
|
TEORIA DA ATIVIDADE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO |
|
Alex Angelo |
|
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO ON-LINE E A COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS |
|
Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
|
ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÁTEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES |
|
Tauana Dambrós, Ricardo Fajardo |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA APRENDER A ENSINAR EQUAÇÕES DE 2º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Fernando Francisco Pereira |
|
LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS SOBRE EQUAÇÃO DO 1° GRAU |
|
Felipe Alexandre de Lima Lira |
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO AFRICANO: JOGO IGBA-ITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NOÇÕES PROBABILÍSTICAS |
|
João Victor da Silva Gabriel |
|
ADAPTANDO MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
Vanessa Blumberg |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES SOBRE SUAS VIVÊNCIAS COMO ALUNAS E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA |
|
Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
|
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA TRI-FRONTEIRA: DESVELANDO ASPECTOS DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA |
|
Fernanda Marchiori Grave |
|
Geometrias-Não Euclidiana: Uma proposta para o currículo do Ensino Médio |
|
Priscila Alves |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ãgata Tamara Lamb |
|
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO IFSP |
|
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz |
|
O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática na Visão do Professor Supervisor: Formação, Identidade Profissional, Saberes Docentes e Experiências |
|
Gabriel Gonzaga Lima |
|
ASPECTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS |
|
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio |
|
VETORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DEBATENDO E CONSTRUINDO UMA MELHOR ADAPTAÇÃO A ESTA NOVA FERRAMENTA |
|
Lucas Felipe Clajus Pontes |
|
Um Mapeamento do Ensino da Álgebra nas Primeiras Unidades Educacionais do Município de Campo Grande/MT no Período de 1900 a 1977 |
|
Adriano da Fonseca Melo |
|
O QUE RELATAM COORDENADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS SOBRE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CRIANÇAS COM TEA? |
|
Katia Barros Cabral |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL |
|
Hugo Lagrimante Ferreira |
|
Corpo e a Matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano |
|
Maria aparecida de Souza Aparecida de Souza Leonardo |
|
EFEITOS DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DO SUBCAMPO CONCEITUAL DA ÁREA DE PARALELOGRAMOS: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA |
|
Jailson Cavalcante de Araújo |
|
CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA |
|
Daniel Zampieri Loureiro, Tiago Emanuel Klüber |
|
INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
|
Karina Dezilio |
|
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES |
|
Geovane Duarte Pinheiro |
|
A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO |
|
Zaine Hete Ribeiro de Oliveira |
|
EDUCAÇÃO PRISIONAL: OS SABERES MATEMÁTICOS NA VIDA DAS APENADAS DO SISTEMA PRISIONAL DE FOZ DO IGUAÇU - PR |
|
Djalma Machado da Cruz |
|
Tendências em Educação Matemática e Metodologia de Pesquisa Qualitativa |
|
Hercules Gimenez |
|
Impacto das obras de Euclides e Hilbert na Formação dos Professores de Matemática |
|
Gabriela Daiani de Freitas |
|
UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: APRENDIZAGENS CONSTITUÍDAS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Érica Gambarotto Jardim Bergamim |
|
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: EXPLORANDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO |
|
Cristiane dos Santos Oliveira |
|
ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO: O CONTRATO DIDÁTICO E SUAS RELAÇÕES COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
José Edivam Braz Santana |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O LÚDICO COMO ATIVIDADE PRODUTORA DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
|
ELAINE BAUER DE ALMEIDA RANGEL |
|
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM RELAÇÃO ÀS PROPRIEDADES DA IGUALDADE |
|
Samuel Ribeiro da Silva |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE INDÍGENAS KADIWÉU DE MATO GROSSO DO SUL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Claudio Roberto da Silva Santos |
|
CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS EVIDENCIADOS DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
Leandro Henrique Gonçalves Minella |
|
Ensino de Função por meio de Tarefas de Análise da Produção Escrita |
|
Gustavo Jose Ferreira |
|
PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: INDICATIVOS DE PESQUISAS |
|
Fernanda Cybulski |
|
MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Rafael Machado Silva |
|
RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
|
Marcos Roberto Oliveira |
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE |
|
Ana Paula Ximenes Flores |
|
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO |
|
Maieli Masteloto Crestani |
|
A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN: UMA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
|
Professora Da Silveira Delfino |
|
Aspectos do ensino remoto de matemática em Mato Grosso do Sul: uma primeira discussão. |
|
Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos |
|
ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PRESENTES NA PROVA PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO |
|
Ana Claudia Olekszyszen |
|
A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Mayara Andressa Marzagao |
|
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE FOCA A EXPERIÊNCIA VIVIDA: REFLEXÕES PARA O PROJETO DE TESE |
|
Emanueli Pereira |
|
ANÁLISE DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO NO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA |
|
Pedro George Batista da Costa |
|
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Stelamara Souza Pereira |
|
O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Milena Luvison |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE NO PERÍODO DE 1998 A 2017 |
|
Eliane Siviero da Silva Dalbon |
|
PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE? |
|
Willian Henrique Maximiano da Silva |
|
Análise de um Micromundo com um Modelo Praxeológico de Tarefas para o Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo |
|
PatrÃcia Benevides de Oliveira |
|
PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM UM CONCURSO DE PREMIAÇÃO DE EDUCADORES |
|
Páblo Carcheski Queiroz |
|
DIVISÃO DE FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA ELEMENTAR DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Lorena Rosa Branquinho |
|
CONHECIMENTO PROFISSIONAL E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Mayara Cristina Sugigan |
|
PROJETOS DE TRABALHO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Angélica Ninke |
|
Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia |
|
Thays Rayana Santos de Carvalho |
|
TRAJETÓRIA DE IMERSÃO NA CULTURA SURDA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
VinÃcius Berbat Paula |
|
PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE COMBINATÓRIA |
|
ALAN GUSTAVO FERREIRA |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO UNO NO PERÍODO DE 1942 A 1971 |
|
Tharine Antunes Lopes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO ACESSIBILIDADE |
|
Lucas de Castro Oliveira Aparecido |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: INTERPELANDO PROJETOS HEGEMÔNICOS DE PODER A PARTIR DE MOVIMENTOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA NEGRA |
|
Tamires Torres da Purificação |
|
O AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA POR MEIO DE NARRATIVAS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES |
|
Veridiana Canassa Pinheiro |
|
UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
Larissa Beatriz Molgora, Aparecida Santana de Souza Chiari |
|
O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
|
Alcione Cappelin |
|
AS AÇÕES DO VÍDEO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE MODELAGEM QUANDO O PROBLEMA É PROPOSTO E RESPONDIDO COM ESSA MÍDIA |
|
Neil da Rocha Canedo Junior |
|
INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS |
|
Carla Larissa Halum Rodrigues |
|
Uma proposta de Aprendizagem Matemática Criativa com o Scratch |
|
Mateus Dauã de Morais |
|
UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL |
|
Thiago Guedes Strassemann |
|
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA EJA |
|
Maria Manuela Figuerêdo Silva |
|
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Martyelle Carvalho Espindula |
|
Avaliações Externas na dinâmica de uma escola. |
|
Dayani Quero Silva |
|
INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE FUNÇÃO DEFINIDA POR VÁRIAS SENTENÇAS |
|
Clederson Passos Alves |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
|
Maxlei VinÃcius Cândido de Freitas |
|
COOPERATIVAS E VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICA NO USO DA MATEMÁTICA NO TOCANTE À INCLUSÃO SOCIAL |
|
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
|
MODELIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULO E VALIDAÇÃO DO MODELO POR MEIO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS |
|
Franklin Fernando Ferreira Pachêco |
|
MUSICALIZANDO FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS |
|
André Luiz Oliveira Capoano |
|
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS |
|
Luiz Henrique do Nascimento |
|
ANÁLISE DA CONCEITUALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE JUROS SIMPLES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM |
|
Regis Alessandro Fuzzo |
|
NOÇÕES DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE: O PORTFÓLIO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO |
|
DEBORA MACIEL MACIEL VILHENA |
|
A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA, UMA QUESTÃO METODOLÓGICA |
|
Rodolfo Masaichi Shintani |
|
PRÁTICAS AVALIATIVAS: UM OLHAR PARA UM GRUPO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Luiza Cordeiro de Andrade Faustino |
|
Diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: investigando dissertações defendidas em Mestrados Profissionais de Minas Gerais |
|
Samuel Alves de Assis |
|
OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Valéria Santos |
|
Pesquisar sobre o autismo na educação matemática: revisitando estudos e assumindo a neurodiversidade |
|
Elton de Andrade Viana |
|
PUBLICAÇÕES NO ICOTS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
José Ronaldo Alves Araújo |
|
AVALIAÇÕES EXTERNAS E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
Leonor Fernanda Volpato de Moraes |
|
RECURSOS PARA ENSINAR GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO |
|
Jaciele Hosana Santos da Silva |
|
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Danniella PatrÃcia Araújo de Almeida |
|
ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA:OBSERVANDO OS DISCURSOS DE DOCENTES EM UMA OFICINA DE ROBÓTICA |
|
Danubia Baltazar da Cruz |
|
Gênese do processo de formação das ações mentais por etapas e a formação de conceitos: um olhar para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de Matemática |
|
Eliel Constantino da Silva |
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR INSUBORDINADO CRIATIVAMENTE |
|
Adriele Carolini Waideman |
|
COEDUCAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE |
|
Marina de Morais Córdova |
|
A MATEMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE CONVENCIMENTO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS |
|
Renata Rodrigues Souza |
|
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
|
Rafaela Martins da Silva |
|
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO POR ALUNOS DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Daiane Gomes Prior Cara |
|
UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NÚMERO E OS PROCESSOS MENTAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA |
|
Amanda Cristine Lopes Marques |
|
Investigação Matemática na Formação Docente |
|
Josiane Busquim Mota |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Anneliese De Oliveira Lozada |
|
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Wander Mateus Branco Meier |
|
Criança cega e criança vidente resolvendo problemas combinatórios usando diferentes sentidos |
|
Flávia Myrella Tenório Braz |
|
PERCURSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES/MONITORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DE RONDÔNIA: SABERES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
|
DAIANE FERREIRA DA SILVA RODRIGHERO |
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL |
|
Mayara Moraes Cardozo Coutinho |
|
A ETNOMATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE CASTANHA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Layune Guilherme Barbosa Muriel |
|
NÓS, ESCRAVOS DE ROBÔS? |
|
Diogo Chadud Milagres |
|
A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO(A) PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA OFERTADA POR CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA |
|
ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO |
|
A CADEIA CRIATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
EVARISTO GLORIA |
|
AS GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO OS OLHARES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E DA TEORIA PEDAGÓGICA FREIREANA |
|
dierson GONALVES DE CARVALHO |
|
UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O DOMÍNIO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Leonardo Bernardo de Morais |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE ESCOLAS NO CAMPO E NA CIDADE EM IPOJUCA- PE: UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. |
|
Juliana de Cássia Gomes da Silva |
|
O CONCEITO DE FRAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DA ÚLTIMA DÉCADA |
|
Giovana Rodrigues Castilho |
|
Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do Pensamento Algébrico no ciclo da alfabetização |
|
Danielle Abreu Silva |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO |
|
Zleinda Schultz Kuster |
|
PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE VÍDEOS EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
|
Celso da Silva |
|
EFEITOS DE AVALIAÇÕES EXTERNA NA PRÁTICA DE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS |
|
Edivagner Souza dos Santos |
|
Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa |
|
Tamiris Corrêa Luiz |
|
ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS EM UMA ESCOLA INSERIDA DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA |
|
Odécio Junior Batista Martins |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AFRODESCENDENTE: CONCEITUANDO AFROETNOMODELAGEM |
|
Tuane Pacheco Pacheco, Cláudia Carreira da Rosa |
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA POTENCIALIDADE DE OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS |
|
Ana Maria de Almeida |
|
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM |
|
Gustavo Lucas Costa, Liliane dos Santos Gutierre |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .