Submissões gerais
					
			
				| 
				O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Suzana Domingues da SIlva,											Clélia Maria Ignatius Nogueira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL ELEMENTAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Julio Silva de Pontes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				BREVE PANORAMA ACERCA DAANSIEDADE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO STEM: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA GÊNESE DOCUMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adriana de Oliveira Dias									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A GÊNESE DOCUMENTAL DE UM TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Chrystian Bastos de Almeida									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO MATERIAL DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Willian Christian de Assis									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Cauê Duarte									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Waleska Stefany Moura Diniz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MAPEAMENTO INICIAL ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ELISABETE STRELOW DE CASTRO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Kaique Martins,											Larissa Gomes,											Marlúbia de Paula									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ABORDAGEM DO LETRAMENTO PROBABILISTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marco Fábio dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EXPERIÊNCIAS NO/DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS/CPAQ				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											VIVIAN CAMPOS MARTINS DE SOUZA									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS COM FOCO EM DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: UM ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL (1985-2015)				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Moab Marques Da Silva,											Emerson da Silva Ribeiro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS SOBRE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Davi Cézar da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Natasha Cardoso Dias									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUINDO E PROPONDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Queila Ribas de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental em práticas de Modelagem Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adriéli Aline Duarte									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL: apontamentos iniciais				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lilian Oliveira Daniel									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DO MODELO DE VAN RIELE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											colli delli delli colli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Diego Medeiros de Aguiar									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Cristiano Cardozo Dória									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AUTONOMIA E OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO, ENQUADRAMENTO E CRIATIVIDADE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Bruna Santos de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Raciocínio Matemático: um caminho para a aprendizagem matemática no 5º ano do Ensino Fundamental				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ROSIMEIRI DA SILVA DE MORAIS									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Nas trilhas dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no Programa de Ensino da disciplina Didática Especial da Matemática, 1970				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jonathan Machado Domingues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											MARIA APARECIDA DOS SANTOS FINETO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lúcia Renata dos Santos Silveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Andrielli Jorge Da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO DO CAMPO, ETNOMATEMÁTICA E BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção do currículo de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marcia Regina de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SE CONSTITUINDO DOCENTE PELA VIVÊNCIA EM UM PROJETO UNIFICADO DA UFPEL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Pierre Teixeira da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				OS PRÓS E CONTRAS DE UMA AULA DO CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL II				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marco André Dantas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTADO DA ARTE SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Raquel Soares dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS GAMIFICADOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: AÇÕES, CONEXÕES E CONTROVÉRSIAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Diego Góes Almeida,											Flávia Cristina de Macêdo Santana									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÁTEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Tauana Dambrós,											Ricardo Fajardo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS SOBRE EQUAÇÃO DO 1° GRAU				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Felipe Alexandre de Lima Lira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES SOBRE SUAS VIVÊNCIAS COMO ALUNAS E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Jessica OLIVEIRA DE LUNA									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Karina Dezilio									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Zaine Hete Ribeiro de Oliveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O LÚDICO COMO ATIVIDADE PRODUTORA DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ELAINE BAUER DE ALMEIDA RANGEL									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONHECIMENTOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM RELAÇÃO ÀS PROPRIEDADES DA IGUALDADE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Samuel Ribeiro da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN: UMA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Professora Da Silveira Delfino									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Aspectos do ensino remoto de matemática em Mato Grosso do Sul: uma primeira discussão.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE NO PERÍODO DE 1998 A 2017				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Eliane Siviero da Silva Dalbon									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: INTERPELANDO PROJETOS HEGEMÔNICOS DE PODER A PARTIR DE MOVIMENTOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA NEGRA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Tamires Torres da Purificação									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Uma proposta de Aprendizagem Matemática Criativa com o Scratch				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mateus Dauã de Morais									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maxlei VinÃcius Cândido de Freitas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: investigando dissertações defendidas em Mestrados Profissionais de Minas Gerais				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Samuel Alves de Assis									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rafaela Martins da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO OS OLHARES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E DA TEORIA PEDAGÓGICA FREIREANA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											dierson GONALVES DE CARVALHO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE VÍDEOS EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Celso da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA POTENCIALIDADE DE OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ana Maria de Almeida									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .