Subeixo 1 - diretrizes curriculares e políticas públicas na formação inicial e continuada de professores que ensinam mat
DESAFIO DOS PALITOS: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
Cristiane Schlagenhaufer, Regina Helena Munhoz, Fábio Seiji Sacurae |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO PRESENCIAL E REMOTO | |
Bruna LuÃsa Ravache, Alex Manoel Vieira, Regina Helena Munhoz |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DADOS SOBRE A EVASÃO DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE | |
Djaina Sibiani Rieger, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 2 - prática de ensino e/ou estágio supervisionado
ENSINO DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM: TESOURA DE TELHADO | |
Bruna Miecoanski, Mônica Marina Sordi, Pedro Augusto Pereira Borges |
Subeixo 3 - prática como componente curricular
UM PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NO ENEM | |
Daiane Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Elisângela Regina Melz, Morgana Scheller |
O JOGO COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES: UMA PROPOSTA PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Jonas Santana da Silva, Thainá Cardoso Assis de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
Subeixo 4 - aprendizagem docente e/ou desenvolvimento profissional
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA POLIVALENTES: REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | |
Carlos Mometti |
RODAS DE CONVERSAS: APRENDENDO E ENSINANDO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Alessandra Holanda Cavalcante Mendes, Aline da Silva Ventura Simião, Vania Finholdt Angelo Leite |
Subeixo 5 - conhecimento, prática e/ou identidade docente
DEMANDAS COGNITIVAS EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM ESTUDO | |
FabrÃcio dos Santos Almeida, Jackelany de Souza França Durães Machado, Gilberto Januario |
Subeixo 7 - práticas formativas e/ou práticas profissionais
A LITERATURA INFANTIL, A HISTÓRIA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Tatiane Carmelita Diniz Javaroti Plaine, Maria Carolina Machado Magnus |
UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Mariana Nunes Barato, Lisandro Bitencourt Machado |
Subeixo 10 - Tendências em Educação Matemática
MAPEANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENEM | |
Ismael Andre Batista, Morgana Scheller, Thiago Agusto Koepp, Elisângela Regina Melz |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CIEM | |
Luana Raitz, Sarah Luiza Pawlack Bento, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
ANÁLISE DE VÍDEOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA | |
Vanessa Oechsler, VinÃcius Müller Martini, Guilherme Luis Soares |
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA COMPETÊNCIA PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, PatrÃcia Ignácio, Caroline Braga Michel |
POR UMA MODELAGEM NO/DO CAMPO: E AGORA, JOSÉ? | |
Maria Carolina Machado Magnus |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO PELOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA | |
Alex Manoel Vieira, Bruna LuÃsa Ravache, Regina Helena Munhoz |
POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA EJA A PARTIR DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Rayane de Jesus Santos Melo |
MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO EF: USO DE TDICS E MATERIAIS MANIPULATIVOS | |
Adriana Minozzo, Edemar Paulo Mealho Junior, Cristina Engelmann, Eduarda Cassol Festa, Fernanda Zorzi |
DESENVOLVIMENTO DE SEQUENCIAS DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Leonardo Pospichil Lima Neto, Lisandro Bitencourt Machado |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA | |
Gisele Groff, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 11 - Feiras de matemática
REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM UMA FEIRA DE MATEMÁTICA | |
Araceli Gonçalves, Lucas Martini, Maria Carolina Zimpel |
Subeixo 12 - Concepções em Educação Matemática
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS ENUNCIADOS QUE CIRCULAM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Djeison Machado |
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES | |
Denise Schwendler, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 15 - História, Filosofia e Epistemologia na e/ou da Educação Matemática
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960 | |
Ana Cláudia Hoppe, Marisol Vieira Melo, Ana Maria Basei |
Mesas Temáticas e Conferência de Encerramento
VIDAS ENTRE MATEMÁTICA E ARTE: FLUXOS E ENCONTROS | |
Cristina Lúcia Dias Vaz, Cláudia Regina Flores, Débora Regina Wagner, Mônica Maria Kerscher |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL | |
Eliane Maria de Oliveira Araman |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISAS | |
Morgana Scheller, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Pedro Augusto Pereira Borges, Nilce Fátima Scheffer |