Subeixo 1 - diretrizes curriculares e políticas públicas na formação inicial e continuada de professores que ensinam mat
DESAFIO DOS PALITOS: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
Cristiane Schlagenhaufer, Regina Helena Munhoz, Fábio Seiji Sacurae |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO PRESENCIAL E REMOTO | |
Bruna LuÃsa Ravache, Alex Manoel Vieira, Regina Helena Munhoz |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DADOS SOBRE A EVASÃO DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE | |
Djaina Sibiani Rieger, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 2 - prática de ensino e/ou estágio supervisionado
UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA VIVENCIADA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | |
Neila de Toledo e Toledo, Andréia Schmitz Fuck, Maria Eduarda da Silva, Fátima Peres Zago de Oliveira, MarÃlia Zabel |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: VIVÊNCIAS E DESAFIOS | |
Débora Regina Wagner, LetÃcia Knaul Ferreira, Bruna Schmitz |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA BÁSICA PASSO DA LIMEIRA: REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTURAS PROFESSORAS DO CAMPO | |
Débora Regina Wagner, Camila Cunha, Ana Maria Prust |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE SISTEMAS LINEARES 2 X 2 A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Eduardo Brandl, Viviane Clotilde da Silva |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM: TESOURA DE TELHADO | |
Bruna Miecoanski, Mônica Marina Sordi, Pedro Augusto Pereira Borges |
JOGAR E ENSINAR: ALGUMAS POTENCIALIDADES DO USO DE JOGO JUNTO A UM PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Jussara Brigo, Graziele Rodrigues, Patricia Gontan |
Subeixo 3 - prática como componente curricular
DOMINÓ DE CARTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Keli Cristina Conti |
UM PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NO ENEM | |
Daiane Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Elisângela Regina Melz, Morgana Scheller |
O JOGO COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES: UMA PROPOSTA PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Jonas Santana da Silva, Thainá Cardoso Assis de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
APLICAÇÃO DE TESTES DE FUNÇÕES A ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA | |
Rogervan de Sousa Soares, Lucas da Costa Costa, Jhony Pantoja Ferreira, Maciel de Souza Dias, Suzanna Cristina Arimatea Santos |
A SALA AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTUDOS DESENVOLVIDOS NESTA ÁREA | |
Luciane Cristina Joenk Hoffmann, Viviane Clotilde da Silva |
Subeixo 4 - aprendizagem docente e/ou desenvolvimento profissional
Bucando novos paradigmas para pesquisas em formação de professores de Matemática e para a avaliação da sala de aula | |
Regina Ehlers Bathelt, PatrÃcia Rosana Linardi, João Pedro Antunes de Paulo |
A DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO À LUZ DAS TEORIAS HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE | |
Claudia Maria Witt, Maria Lucia Panossian |
JOGO DAS FICHAS: APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva |
O ENSINO DE ELIPSE A UMA TURMA DE GEOMETRIA ANALÍTICA DO MESTRADO DO PROFMAT | |
Ana Carolina Vila do Amaral |
ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY): UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Morgana Scheller, MarÃlia Zabel, Eduardo Rafael Zimdars, João Pedro Antunes de Paulo, Fátima Peres Zago de Oliveira |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA POLIVALENTES: REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | |
Carlos Mometti |
COMPARTILHANDO UMA VIVÊNCIA ACERCA DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES NOS ANOS INICIAIS | |
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres, Adriana Jungbluth |
RODAS DE CONVERSAS: APRENDENDO E ENSINANDO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Alessandra Holanda Cavalcante Mendes, Aline da Silva Ventura Simião, Vania Finholdt Angelo Leite |
BNCC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Maicon Camargo Faes, Karina Aparecida Oliveira da Silveira, Karine Pertile, Fernanda Zorzi |
Subeixo 5 - conhecimento, prática e/ou identidade docente
ESTUDO DOS RECURSOS DOS PROFESSORES EM INTERAÇÃO COM OS RECURSOS DOS MATERIAIS CURRILARES DE MATEMÁTICA | |
Marilene Caitano Reis Almeida, Gilberto Januario, Francely Aparecida dos Santos |
MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: AVALIAÇÃO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
FabrÃcio Mendes Antunes, Gilberto Januario, Francely Aparecida dos Santos |
DEMANDAS COGNITIVAS EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM ESTUDO | |
FabrÃcio dos Santos Almeida, Jackelany de Souza França Durães Machado, Gilberto Januario |
ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA CAMPUS MARAJÓ/BREVES | |
Marcos VinÃcius Vieira das Neves, Robson dos Santos Ferreira |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Nagmar Ferreira de Souza, Rosangela Ramon, Felipe Kurtz |
Subeixo 6 - psicologia e/ou processo linguísticos e cognitivos em Educação Matemática
A MATEMÁTICA E SUAS TENSÕES: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | |
Rossely Valoni de Jesus, Edmilson Minoru Torisu |
A PSICOLOGIA EDUCACIONAL, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DISCUSSÕES SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM | |
André De Lima Pereira Gomes |
CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA: UMA REFLEXÃO PSICOPEDAGÓGICA ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Simone Cristina Gaia de Santana Castro |
Subeixo 7 - práticas formativas e/ou práticas profissionais
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Larissa da Rosa, Marisol Vieira Melo |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ALFABETIZÃO EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PISCOPEDAGOCIO E SISTÊMICO | |
Nathany Gonçalves Santos, Francely Aparecida dos Santos |
A LITERATURA INFANTIL, A HISTÓRIA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Tatiane Carmelita Diniz Javaroti Plaine, Maria Carolina Machado Magnus |
AS HABILIDADES ALGÉBRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS | |
Monalisa da Silva, Ednei Luis Becher |
UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Mariana Nunes Barato, Lisandro Bitencourt Machado |
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Janice Anacleto Pereira dos Reis |
VARIÁVEIS DA EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENERGIA ELÉTRICA E SENOIDES | |
Paula Andrea Grawieski Civiero, Tiago Ravel Schroeder, Indianara Cucco |
Subeixo 8 - práticas inclusivas em/na Educação Matemática
ANSIEDADE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES E INTERVENÇÕES | |
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS |
MODOS DE OPERAR COM A DIVISÃO: EM FOCO O CONTEXTO EDUCACIONAL BILÍNGUE PARA SURDOS | |
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS INICIAIS DE UMA LICENCIANDA | |
Fernanda Colle, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 9 - avaliação em/na Educação Matemática
UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Eduardo Rafael Zimdars, MarÃlia Zabel |
OS IMPACTOS DO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO IFMG – CAMPUS FORMIGA | |
Thais Oliveira Duque, Aléxia Rodrigues Faria, Ana Flávia Silva Pacheco, Marcelo Augusto Costa Vilano |
Subeixo 10 - Tendências em Educação Matemática
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A PANDEMIA DE COVID-19: UMA ABORDAGEM POR PROJETOS NA REDE ESTADUAL PAULISTA | |
Cassio Cristiano Giordano, Fátima Aparecida Kian |
MAPEANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENEM | |
Ismael Andre Batista, Morgana Scheller, Thiago Agusto Koepp, Elisângela Regina Melz |
OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO NO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Antônio LuÃs Parlandin dos Santos, Welliton Silva da Silva, Pedro Franco de Sá, Edson Junior Ferreira de Azevedo |
ÁREA DE REGIÕES PLANAS: RELATO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA | |
Tiago Ravel Schroeder, Barbara Rosa Laureth, Rogério Aguiar |
O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS: O QUE EMERGEM DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS | |
Luis Ricardo de Lima, Morgana Scheller, Leonardo Felipe Hoppe Rosa, Elisângela Regina Melz |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CIEM | |
Luana Raitz, Sarah Luiza Pawlack Bento, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO DE GEOMETRIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS | |
Maria Luisa Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
ANÁLISE DE VÍDEOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA | |
Vanessa Oechsler, VinÃcius Müller Martini, Guilherme Luis Soares |
ATIVIDADES E EXPERIMENTOS DE MATEMÁTICA EM AULAS SÍNCRONAS | |
Carlos José Ferreira Soares |
BIBLIOMETRIA DOS ARTIGOS DO ENEM – SBEM REFERENTE À ETNOMATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2019 | |
Rogervan de Sousa Soares |
UM OLHAR PARA A ATIVIDADE DE MODELAGEM CONDUZIDA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Marcio Virginio da Silva |
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA COMPETÊNCIA PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, PatrÃcia Ignácio, Caroline Braga Michel |
DE OLHO NO ÓLEO: UMA INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA SOBRE A RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA | |
Andressa Trainotti |
ROTEIROS GTERP: RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Larissa Gabriela dos Santos, Elisandra Bar de Figueiredo, Eliane Bihuna de Azevedo, Viviane Maria Beuter |
POR UMA MODELAGEM NO/DO CAMPO: E AGORA, JOSÉ? | |
Maria Carolina Machado Magnus |
MINECRAFT: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Rosângela Maria Kowalek, Daniel José Kmita |
SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Gisele Rainha, Vania Finholdt Angelo Leite |
MUITAS EMBALAGENS E NÃO SABEMOS O QUANTO DE LÍQUIDO CABE EM CADA UMA. ACHO QUE TEMOS UM PROBLEMA! | |
Rúbia PatrÃcia Vieira, Viviane Clotilde da Silva |
COVID 19: MODELO MATEMÁTICO DE APOIO À DECISÃO SOBRE MEDIDAS DE RESTRIÇÃO DO CONTATO SOCIAL | |
Mateus Henrique Zeiser, Sandy Maria Gaio, Pedro Augusto Pereira Borges |
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PREPARAÇÃO PARA LECIONAR AULAS REMOTAS | |
Taise Kock, Dra. Viviane Clotilde da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE PESQUISA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA | |
Girlane da Silva dos Santos, Jailda da Silva dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO PELOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA | |
Alex Manoel Vieira, Bruna LuÃsa Ravache, Regina Helena Munhoz |
POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA EJA A PARTIR DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Rayane de Jesus Santos Melo |
CANÇÕES MATEMÁTICAS NO YOUTUBE: HISTÓRIA DE UM CANAL | |
Sidcley Dalmo Teixeira Caldas |
O SOFTWARE IRAMUTEQ COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa |
DO FAZER DOCENTE: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO AO QUE SE APRENDE | |
Simone de Miranda Oliveira França, Cristiane Aparecida Monteiro, Maria Fernanda Muller, Vânia Finholdt Ângelo Leite |
MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO EF: USO DE TDICS E MATERIAIS MANIPULATIVOS | |
Adriana Minozzo, Edemar Paulo Mealho Junior, Cristina Engelmann, Eduarda Cassol Festa, Fernanda Zorzi |
DESENVOLVIMENTO DE SEQUENCIAS DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Leonardo Pospichil Lima Neto, Lisandro Bitencourt Machado |
JUROS COMPOSTOS E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Andrews Balbino Lima, José Roberto da Silva, Maria Aparecida da Silva Rufino |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA | |
Gisele Groff, Marisol Vieira Melo |
CONTRIBUIÇÃO DO MICROSOFT TEAMS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Edivaldo Lubavem Pereira |
Subeixo 11 - Feiras de matemática
AÇÃO COLABORATIVA JUNTO ÀS FEIRAS DE MATEMÁTICA - AMPLIANDO OS SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL | |
Rita de Cássia Tenfen, Paula Andrea Grawieski Civiero |
REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM UMA FEIRA DE MATEMÁTICA | |
Araceli Gonçalves, Lucas Martini, Maria Carolina Zimpel |
Subeixo 12 - Concepções em Educação Matemática
AMPULHETAS E RELÓGIOS MATEMÁTICOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO | |
Fabiana Moreno das Neves, Idio Fridolino Altmann, Hildegard Susana Jung |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS ENUNCIADOS QUE CIRCULAM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Djeison Machado |
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES | |
Denise Schwendler, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 13 - Matemática, Arte e Diversidade cultural
MATEMÁTICA, HISTÓRIA E ARQUITETURA ENXAIMEL: EXERCÍCIOS DO OLHAR E DO PENSAMENTO | |
Débora Regina Wagner, Daniele Carolina Pscheidt |
CANÇÕES MATEMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDER | |
Sidcley Dalmo Teixeira Caldas |
Subeixo 15 - História, Filosofia e Epistemologia na e/ou da Educação Matemática
A MEMORIZAÇÃO NA MODERNIDADE: UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte |
“EU NÃO SOU UM PROFESSOR REFLEXIVO!”: FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTICOLONIAL | |
Guilherme Wagner |
MULHERES NA MATEMÁTICA: UM ASSUNTO A SER DEBATIDO | |
Débora de Lima Velho Junges, Lucas Pereira da Rosa |
ARITMÉTICA PARA CRIANÇAS: O CONCEITO DE NÚMERO NO MANUAL DE ENSINO INTUITIVO DE CALKINS | |
Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa |
O MANUAL A NOVA METODOLOGIA DE ARITMÉTICA (1936) DE THORNDIKE E OS JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA | |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960 | |
Ana Cláudia Hoppe, Marisol Vieira Melo, Ana Maria Basei |
SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:REFLEXÕES SOBRE SUAS FUNÇÕES SOCIAIS | |
Carlos Antonio Assis de Oliveira |
Mesas Temáticas e Conferência de Encerramento
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Carla Peres Souza, Silvia Teresinha Frizzarini |
JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICOS:COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS | |
Regina Helena Munhoz |
MATERIAIS MANIPULATIVOS: APRESENTANDO TRÊS CHANCES DE DAR ERRADO | |
Everaldo Silveira |
MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO | |
Viviane Clotilde da Silva |
CONCEPÇÕES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A BNCC | |
JanaÃna Poffo Possamai, Silvana Leonora Lehmkuhl Teres, Eliane Bihuna de Azevedo, Lucas Ramiro Talarico |
VIDAS ENTRE MATEMÁTICA E ARTE: FLUXOS E ENCONTROS | |
Cristina Lúcia Dias Vaz, Cláudia Regina Flores, Débora Regina Wagner, Mônica Maria Kerscher |
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE | |
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Ademir Damazio, Josélia Euzébio da Rosa, Iuri Kieslarck Spacek |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL | |
Eliane Maria de Oliveira Araman |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM HEM DESENVOLVIDAS PELO GHEMAT-BRASIL E GHEMAT-SC | |
David Antonio da Costa |
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Tânia Baier |
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Marleide Coan Cardoso |
A LINGUAGEM NAS SITUAÇÕES E NAS INSTITUIÇÕES | |
Saddo Ag Almouloud |
NÃO EXISTE NOESIS SEM SEMIOSE | |
Méricles Thadeu Moretti |
O MOVIMENTO EM REDE DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS SITUAÇÕES-LIMITES | |
Alayde Ferreira dos Santos, Fátima Peres Zago de Oliveira, MarÃlia Zabel, Araceli Gonçalves |
ETNOMATEMÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA PESQUISA E AÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS URBANOS E DO CAMPO | |
Juliano Espezim Soares Faria, Milton Rosa, Neila de Toledo e Toledo |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISAS | |
Morgana Scheller, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Pedro Augusto Pereira Borges, Nilce Fátima Scheffer |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM AULAS DE MATEMÁTICA | |
Vanessa Oechsler |
ABSTRAÇÕES REFLEXIONANTES NO PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL EM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
Margarete Farias Medeiros |
EDUCAÇÃO ONLINE: DE CURRÍCULOS ANALÓGICOS A AMBIÊNCIAS DIGITAIS | |
Marcelo Bairral |
BUSCANDO NOVOS PARADIGMAS PARA PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PARA A AVALIAÇÃO DA SALA DE AULA | |
Regina Ehlers Bathelt, João Pedro Antunes de Paulo, PatrÃcia Rosana Linardi |
A EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES COM OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS | |
Paula Andrea Grawieski Civiero |