Mesas Redondas e Mesas de Experiências
Discalculia do Desenvolvimento: alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas | |
Isabel Cristina Machado de Lara |
Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional | |
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, CÃcera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior |
Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva | |
Ana Lúcia Manrique |
Comunicação Científica
Quando a Geometria e a Combinatória se encontram: a integração de recursos físicos e digitais contemplando diferentes saberes e deficiências | |
Elisa Friedrich Martins, Diego Lieban |
Compreendendo alguns princípios teóricos que sustentam pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento | |
Talita Neves Silva, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti, Isabel Cristina Lara Machado |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky |
Compreendendo a Discalculia por meio de uma revisão sistemática | |
Alline Araújo Lacerda, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti |
Uma revisão bibliográfica sobre o processo de inserção e permanência de Surdos nas Instituições de Ensino Superior | |
Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes |
Um relato de experiência com o Atendimento Educacional Especializado e a constituição de uma pesquisadora | |
Jocione Aparecida Marmontelo, Rosana Maria Mendes |
O software Elan e a Análise de Conteúdo: possibilidades para a análise de dados em pesquisas na área da educação de Surdos e Surdas | |
Leonice Silverio de Carvalho, Rosana Maria Mendes |
O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático | |
Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilà Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello |
Recursos didáticos adaptados e o processo cognitivo da atenção na aprendizagem de matrizes para estudantes com surdez: uma realidade no Instituto Federal do Acre | |
marcia jose pedro, SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA |
Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. | |
Fabio Borges, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
Potencialidades inclusivas de um dispositivo didático pensado para estudantes surdos: um estudo a respeito de problemas de adição e subtração | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias |
Teses brasileiras relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no período entre 2010 e 2020 | |
Maria Clara Montel Montel Gomes, REINALDO FEIO LIMA |
Ansiedade Matemática: as implicações dos padrões de riscos na sala de aula | |
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS, Ana Lúcia Manrique |
Um Percurso de Estudo e Pesquisa para abordar conceitos da Didática da Matemática numa perspectiva Inclusiva | |
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Ludmila Marques Menezes, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
Relato de Experiência
O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
Vanessa Chaves Medeiros, Allana Tamires Alves da Silva, Luana Pereira da Cunha, Halana Garcez Borowsky |
A INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA SALA REGULAR E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
Palane dos Santos Alves de Mendonça, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
Inclusão Matemática: Práticas Pedagógicas para deficientes visuais e o Ensino Online | |
Endhyel Erben, Endhyel Erben, Kelen Berra de Mello Berra de Mello |
Discalculia do Desenvolvimento: avaliação e intervenção psicopedagógicas | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos | |
Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões |
O ensino de Geometria para alunos surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relato de experiência | |
Camila Oliveira, Douglas Menezes |
Comunicação Científica
Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? | |
Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, PatrÃcia Martins de Freitas |
A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais | |
Evanilson Landim, LÃcia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
A escrita unidirecional em Braille: os escritos simbólicos e a aprendizagem algébrica de estudantes cegos | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
Avaliação e reavaliação psicopedagógica: uma análise das habilidades matemáticas por meio do Subteste de Aritmética | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões com um estudante Surdo | |
Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes |
A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual | |
Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Mille |
O raciocínio aditivo de um estudante com deficiência intelectual: um estudo a partir do uso do Tampimática no Proeja | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática | |
Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |