Corpo Editorial
Corpo Editorial | |
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Relatório do II ENEMI
O II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
Coordenação do II ENEMI |
Mesas Redondas e Mesas de Experiências
Os desafios de uma pesquisa sobre Discalculia na Pós-graduação | |
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo |
Estudante da Pós-graduação e professora da Educação Básica: o relato | |
Nadjanara Ana Basso Morás |
A Educação para as Relações Étnico-Raciais: das normativas ideais aos currículos de Matemática reais | |
Ana Clédina Rodrigues Gomes |
Discalculia do Desenvolvimento: alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas | |
Isabel Cristina Machado de Lara |
Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional | |
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, CÃcera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior |
O aprender a ser orientador: desafios iniciais na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva | |
ThaÃs Philipsen Grützmann |
Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber | |
Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás |
Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva | |
Ana Lúcia Manrique |
A formação inicial do professor de Matemática na perspectiva inclusiva: as possibilidades da disciplina Didática da Matemática | |
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Francielli Cristina Agostinetto Antunes Agostinetto Antunes |
Comunicação Científica
Quando a Geometria e a Combinatória se encontram: a integração de recursos físicos e digitais contemplando diferentes saberes e deficiências | |
Elisa Friedrich Martins, Diego Lieban |
O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Viviane Regina Silva, Vera Maria Jarcovis Fernandes |
Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
A ludicidade no ensino e aprendizagem para alunos com Discalculia: um primeiro olhar | |
Geovana Lutz Candio, Luani Griggio Langwinski |
Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática | |
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Refletindo sobre Conceitos Matemáticos Iniciais na Perspectiva de uma Estudante com Paralisia Cerebral | |
José Filipe de Quadros Nunes, Marlise Geller |
AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA INICIAL: perspectiva inclusiva | |
Fabiana de Miranda Rocha-Luna, Raquel Elisa Weber, Luciana Vellinho Corso |
Compreendendo alguns princípios teóricos que sustentam pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento | |
Talita Neves Silva, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti, Isabel Cristina Lara Machado |
Deficiência Intelectual e o processo de ensino e aprendizagem: como professoras e professores desenvolvem conceitos matemáticos | |
Débora Resende Pereira Barbosa |
Ensino de Matemática para surdos: um estudo sobre as metodologias | |
LÃvia Rezende Miranda Campos |
A compreensão dos esquemas mentais na interação surdo/intérprete em situações da lógica proposicional | |
Anderson Alves de Queiroz, Jurema Botelho Lindote Peixoto |
Caminhos para Inclusão: uma abordagem do espectro autismo na formação de professores de matemática | |
Elaine Aparecida Leandro |
Como desenvolver atividades escolares para estudantes com deficiência intelectual? Em tempos de Coronavírus | |
Graziella Emilioreli, Helena Libardi |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky |
AULAS DE MATEMÁTICA BASEADAS EM ATIVIDADES ORIENTADORAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
Tamillis Silva de Andrade Vigas, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
Desenvolvimento da percepção de formas geométricas planas e espaciais por crianças com TDAH na Educação Infantil: uma revisão de literatura | |
Simone Souza Silva Rangel |
Discalculia Associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | |
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo |
Compreendendo a Discalculia por meio de uma revisão sistemática | |
Alline Araújo Lacerda, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti |
Compreendendo a inclusão: uma visita às produções em Educação Matemática que abordam Educação Inclusiva e Autismo | |
Suelen Martins Vasconcelos, Diogo Franco Rios |
Uma revisão bibliográfica sobre o processo de inserção e permanência de Surdos nas Instituições de Ensino Superior | |
Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes |
Um relato de experiência com o Atendimento Educacional Especializado e a constituição de uma pesquisadora | |
Jocione Aparecida Marmontelo, Rosana Maria Mendes |
Transtorno do Espectro Autista na Escola e a Educação Matemática: um olhar sobre o professor e o material didático | |
Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães, Juliano Delabianca |
Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual | |
Deise Fabiane Silva, Hellen Castro Almeida Leite, Cátia Aparecida Palmeira |
O software Elan e a Análise de Conteúdo: possibilidades para a análise de dados em pesquisas na área da educação de Surdos e Surdas | |
Leonice Silverio de Carvalho, Rosana Maria Mendes |
Atividades intergeracionais e matemática: Um olhar dos estudantes universitários | |
Guilherme Augusto Rinck |
O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático | |
Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilà Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello |
Criação de dicionário de Libras e Matemática nas comunidades surdas de Marabá-PA | |
Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa |
Recursos didáticos adaptados e o processo cognitivo da atenção na aprendizagem de matrizes para estudantes com surdez: uma realidade no Instituto Federal do Acre | |
marcia jose pedro, SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA |
Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva | |
Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA |
O Ser Surdo no Ensino Superior: que desafios marcam essa trajetória nas disciplinas de ciências exatas? | |
Joseli Alves da Silva, Claudia Segadas- Vianna |
O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado | |
Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges |
Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio | |
luciana araújo santos |
Práticas pedagógicas de professores surdos de Matemática: uma revisão de literatura | |
Ezir Gonçalves de Paula Costa |
Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas | |
Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco |
Ensino de Matemática para Deficientes Visuais: algumas possibilidades para ensino remoto | |
Esthela de Oliveira Santos Godoi, Monick Pereira Batista Araújo, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem | |
Vanessa Barreto da Silva, claudia coelho de segadas vianna, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
Apropriação do Conceito de Números para Criança Autista por meio da Arte Visual: uma revisão de literatura | |
Estéfano Stanger Portella |
No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas | |
Elizabete Leopoldina da Silva |
O uso de textos matemáticos no ensino de surdos inclusos nas escolas públicas de Marabá-PA | |
Maysa dos Santos Neres, Walber Christiano Lima da Costa |
Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social | |
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. | |
Fabio Borges, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
MATEMÁTICA E OS MATERIAIS MANIPULATIVOS: uma experimentação de imersão sensorial | |
Vanessa Blumberg |
Estudantes com Paralisia Cerebral: A omissão de suas habilidades em documentos legais da educação | |
Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara |
O Processo Pedagógico no Ensino da Matemática para Estudantes com Paralisia Cerebral | |
Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara |
Proposta de Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista: Preceptora e Licenciandos de um Programa de Residência Pedagógica na Apropriação de Novas Formas do Fazer do Professor num Processo de Aprendizagem Col | |
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
O aluno surdo e a educação matemática no ensino superior | |
Tayna da Silva Vieira, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
Potencialidades inclusivas de um dispositivo didático pensado para estudantes surdos: um estudo a respeito de problemas de adição e subtração | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias |
Surdez e Matemática: A produção científica nacional nos anos 2010 – 2020 | |
Camila Oliveira, Guilherme Oliveira |
O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. | |
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Coelho Segadas Vianna |
Um olhar atento à Educação Matemática com Pessoas Surdas: a trajetória metodológica de uma pesquisa de mestrado. | |
Vitor Oliveira do Nascimento |
A formação do professor de matemática inclusivo | |
Caroline Lima, Claudia Segadas-Vianna |
Teses brasileiras relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no período entre 2010 e 2020 | |
Maria Clara Montel Montel Gomes, REINALDO FEIO LIMA |
A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva | |
Karina Silva D'aquila, Lays Silva Jeronimo, CÃntia da Silva |
Ansiedade Matemática: as implicações dos padrões de riscos na sala de aula | |
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS, Ana Lúcia Manrique |
Adaptação curricular e certificação diferenciada: inquietudes e possibilidades na educação inclusiva | |
Marcelio Adriano Diogo, Marlise Geller |
Aulas de matemática remotas e inclusivas: um pandemônio na vida do professor | |
Roberta Caetano Fleira |
A Matemática promovendo a inclusão social do cidadão do século XXI | |
Luis Fernando Pacheco Pereira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO | |
Juliano Delabianca, Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães |
Os desafios e as possibilidades da alfabetização matemática para uma criança com autismo no ensino remoto | |
Maria Eduarda Capistrano da Câmara |
Pratica pedagógica e social: O Papel do professor diante do aluno com deficiência Intelectual | |
Caroline Reck, Tatiane Rocha |
O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE | |
Edna Fabricia Tecco |
Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará | |
Silvia Caroline Salgado Pena, Elielson Ribeiro de Sales |
Um Percurso de Estudo e Pesquisa para abordar conceitos da Didática da Matemática numa perspectiva Inclusiva | |
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes |
O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva | |
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nas aulas de matemática: análise de documentos oficiais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. | |
Leandro Souza Rodrigues, Renato Marcone José de Souza |
Surdo que ensina surdo: questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem dos surdos no contexto da escola inclusiva | |
Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Ludmila Marques Menezes, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
Levantamento de Teses e Dissertações sobre Educação Matemática e Deficiência Visual: um estudo preliminar | |
Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani |
Relatos e Experiências de uma Mãe-Pesquisadora: Educação Matemática de Pessoas Autistas | |
LUSILEIDE MOTA DO NASCIMENTO |
Relatórios das Rodas de Conversa
Reflexões sobre os ENEMI’S nas versões presencial e a distância: um olhar para a Roda de Conversa | |
Tula Maria Rocha Morais, Roberta Caetano Fleira |
Relato de Experiência
Reflexos da Formação no Exercício da Docência: Relato de experiência de uma professora de Matemática | |
Flávia Helena Pereira |
O Ensino da Matemática na Perspectiva da Inclusão Social | |
Edilena Costa da Silva Tavalask de Vasconcelos, Joseli Alves da Silva |
Surdez, Matemática e Atuação docente: desafios e possibilidades para o ensino de matemática para surdos | |
FERNANDA BARBOSA DAMASCENO, MARIANNI CHAGAS LIMA, eulina coutinho silva do nascimento, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
Vanessa Chaves Medeiros, Allana Tamires Alves da Silva, Luana Pereira da Cunha, Halana Garcez Borowsky |
A INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA SALA REGULAR E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
Palane dos Santos Alves de Mendonça, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva | |
Laura Victorya Rodrigues de Oliveira, Stephany Maria Pereira da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
Inclusão Matemática: Práticas Pedagógicas para deficientes visuais e o Ensino Online | |
Endhyel Erben, Endhyel Erben, Kelen Berra de Mello Berra de Mello |
Tematizando o bullying numa perspectiva inclusiva: relato de um encontro em uma formação de professores | |
LARISSA SANTANA ALMEIDA, Ana Virginia Almeida Luna |
ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RUMO À UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM RELATO DE MONITORIA | |
Vânia Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck |
Torre do Cálculo: Uma proposta de jogo inclusivo | |
Amanda Pasinato Cruz, Maria Lucia Panossian |
Jogos matemáticos e Autismo em um projeto de Educação Matemática Inclusiva | |
Maristel Carrilho da Rocha Tunas |
Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso | |
Daiane Maria Seibert, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
Transtorno de Espectro Autista: reflexões acerca da aprendizagem matemática | |
Adriéli Aline Duarte, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
Uso do Multiplano para o ensino de gráficos: uma proposta de atividade para um aluno com TEA | |
Danieli Felichak, Aline keryn Pin |
A avaliação em tempos de ensino remoto: um convite a insubordinação criativa | |
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social | |
Rafael Ferreira Cardoso, Sara Maria Fagundes Conti Neves, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio |
Matemática Inclusiva na Oga Mitá: experiências dentro e fora da escola | |
Bianca de Souza Thiago, Flávia Streva Nunes, Mônica Barreto Magalhães Alexandre |
Discalculia do Desenvolvimento: avaliação e intervenção psicopedagógicas | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional | |
Solange Taranto de Reis, Bruna Zution Dalle Prane |
Professores ouvintes e estudantes surdos: experiência vivenciada em aulas de matemática ministradas em Libras | |
Luisa Pimentel do Nascimento, Mylena Sarah Louzada Rodrigues, Thamires Belo de Jesus |
“Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | |
Edre Almeida Corrêa, Priscila Rita da Silva, Ivanete Maria Ambrosio, Jadilson Serafim |
Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos | |
Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões |
O ensino de Geometria para alunos surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relato de experiência | |
Camila Oliveira, Douglas Menezes |
Sala de Estimulação Sensorial: atendimento matemático para crianças com surdocegueira | |
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
Caça ao tesouro com QR Codes: uma prática pedagógica de Matemática com alunos surdos bilíngues | |
Rafael Schilling Fuck |
Ensino da Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência auditiva: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo | |
Flávia Alessandra BenÃcio Costa, Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão |
Um relato de minha experiência com o uso de material manipulativo no ensino inclusivo | |
Luiz Winicius da Silva Fidelis |
Comunicação Científica
O enriquecimento curricular em Matemática para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e algumas possibilidades. | |
Adriana Fátima Carniélli, Cilio José Volce, Claudete Cargnin |
A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência | |
Alexandre Toman, Giselle Coutinho Ferreira, Thamiris Honório dos Santos |
Formação docente e conhecimento para ensinar matemática: investigações na perspectiva da educação inclusiva. | |
Ana Cláudia Olekszyszen, Crisitane dos Santos Oliveita, Mariana Hochmann Narciso |
Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? | |
Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, PatrÃcia Martins de Freitas |
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem | |
Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa |
Educação Matemática Inclusiva: considerações a partir de um estágio de observação participativa | |
Bárbara Raquel Castanha, Rosângela Maria Kowalek |
Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | |
Júlia paixão Consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas |
Desmistificando a Discalculia | |
Thais de Assis Rocha |
A discalculia em escolas municipais de 1° e 2° ciclos do ensino fundamental de Niterói: demandas de formação - criação de um site | |
Michelly Amarante da Silva Gomes |
O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula | |
Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges |
Altas habilidades/superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal | |
Weberson Campos Ferreira |
Altas Habilidades/Superdotação: contribuições teórico-metodológicas | |
LEONARDO CARVALHO DE SOUZA, Fabricia de Carvalho Paixão |
Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. | |
Cátia Aparecida Palmeira, Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner |
A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais | |
Evanilson Landim, LÃcia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
A Cantina da Escola: contribuições de uma situação emergente do cotidiano para o ensino de álgebra para deficientes visuais | |
Natalia Mota Oliveira, Maria Lucia Panossian |
Reflexões sobre o ensino e aprendizado do estudante com deficiência através da ludicidade nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMFs) | |
AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE |
Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática | |
Maiara Brenda Jesus Santos, Anete OtÃlia Cardoso de Santana Cruz |
Acesso de estudantes público-alvo da Lei de Cotas na UNIFAL-MG em 2019: implicações para a educação matemática inclusiva | |
Eder de Oliveira Quintino, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
A escrita unidirecional em Braille: os escritos simbólicos e a aprendizagem algébrica de estudantes cegos | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte | |
Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão |
Avaliação e reavaliação psicopedagógica: uma análise das habilidades matemáticas por meio do Subteste de Aritmética | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as | |
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Tiago de Jesus Souza, Anthoniberg Carvalho de Matos |
As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica | |
Tiago de Jesus Souza, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza |
O processo de aprendizagem da matemática por alunos surdos no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe | |
Cristiele de Santana Lima, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões com um estudante Surdo | |
Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes |
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática | |
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus |
A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual | |
Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Mille |
O raciocínio aditivo de um estudante com deficiência intelectual: um estudo a partir do uso do Tampimática no Proeja | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática | |
Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli |
Ensino de matemática para alunos com síndrome de Down: Análise de teses e dissertações | |
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Bianca Mourão Osório |
Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo | |
Romar Souza Barros, Roberta D´Ângela B. Menduni, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |
O processo de adaptação de Avaliação Diagnóstica de matemática nas Escolas em Tempo Integral do Município de Vitória – ES. | |
Christiane Milagre da Silva Rodrigues |
ANSIEDADE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS COM E SEM DÉFICITS EM INTELIGÊNCIA FLUÍDA | |
Natan Ferreira Filadelfo, Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, PatrÃcia Martins de Freitas |
Proposta de jogos de cartas para o ensino – aprendizagem de Matemática para alunos surdos | |
CecÃlia Pereira de Andrade, Brenda Ziviani, Ivy Cabral Barbosa |
A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos | |
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Anthoniberg Carvalho de Matos, Tiago de Jesus Souza |
O uso potencial do Software Braille Fácil para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual | |
Fábio Garcia Bernardo, Wagner Rohr Garcez, Edney Dantas Oliveira, Paula Marcia Barbosa |
Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM | |
Matheus Fernandes Campos da Costa, Cátia Aparecida Palmeira |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | |
julia paixão consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas |
O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas | |
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
Créditos
Editoração dos Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof.ª Dr.ª Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |