Políticas das Modalidades

Eixo 1: Avaliação da Aprendizagem em Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem por objetivo contemplar os trabalhos que envolvem investigações, estudos e experiências a respeito dos procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, tanto os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e quanto a avaliação em larga escala, como a Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, e outros.

Diretores
  • Adilson Dalben, UNICAMP
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Eixo 2: Recursos Didáticos para a Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ementa: Este eixo destina-se aos estudos e experiências que abordam o uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como jogos, recursos lúdicos, materiais impressos (livros didáticos ou paradidáticos, materiais didáticos institucionais, entre outros), materiais manipuláveis, materiais produzidos para atividades em laboratórios  e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes dos diferentes níveis e modalidades de ensino.?

Diretores
  • Norma Allevato, UNICSUL
  • Ana Paula Jahn, IME-USP
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Eixo 3: Tecnologias Digitais em Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem como foco a discussão acerca tanto de temas relacionados ao uso de tecnologias na Educação Matemática quanto aos temas relacionados à Educação a Distância, contemplando, assim: (i) trabalhos que se referem ao uso de tecnologias digitais em processos de formação inicial de professores que ensinam matemática, nas modalidades presencial, a distância e híbrida; (ii) trabalhos que se referem ao uso de tecnologias digitais em ações de formação continuada com professores que ensinam matemática, nas modalidades presencial, a distância e híbrida; (iii) trabalhos que abordem o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica ou no Ensino Superior; (iv) trabalhos que abordem o uso das tecnologias digitais articulado a outros enfoques pedagógicos, como a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, o desenvolvimento de projetos, entre outros.

Diretores
  • Rúbia Amaral Schio, UNESP - Campus de Rio Claro
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Eixo 4: Educação Inclusiva

Ementa: Este eixo destina-se aos trabalhos que problematizam questões relacionadas à educação inclusiva, de forma a contemplar discussões que destaquem: (i) os estudos associados aos processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; (ii) as reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (iii) as implicações de uma educação inclusiva para o currículo e para a avaliação; (iv) o desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social; (v) as políticas públicas voltadas para uma educação inclusiva.

Diretores
  • Ana Manrique, PUC/SP
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Eixo 5: Currículos em Educação Matemática

Ementa: Este eixo temático tem como objetivo tratar a temática “Currículo de Matemática”, discutindo investigações que abordem tanto aspectos teóricos quanto os relativos às práticas curriculares em Educação Matemática, desenvolvidas em diferentes níveis e modalidades de ensino. Alguns dos aspectos relevantes a serem discutidos nesse eixo estão relacionados com as diferentes possibilidades de elaboração e implementação de normativas curriculares, considerando os objetivos, os conteúdos de ensino, as metodologias e as avaliações de matemática para a Educação Básica e para os cursos de formação inicial dos professores que ensinam matemática.

Diretores
  • Maria Célia Leme da Silva, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
  • Armando Traldi JR, IFSP/SP
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Eixo 6: Formação do professor que ensina matemática

Ementa: Esse eixo contempla as discussões acerca da formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica (educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), considerando trabalhos desenvolvidos no âmbito tanto da formação inicial quanto da formação continuada do professor. Nesse sentido, contempla cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática, nas modalidades presencial e a distância. As temáticas relacionadas a esse eixo contemplam, dentre outros aspectos: (i) os currículos da Licenciatura; (ii) a prática de ensino de matemática e a prática como componente curricular; (iii) o estágio supervisionado; (iv) a formação específica e a formação didático-pedagógica do professor (v) as práticas formativas e as práticas profissionais; (vi) as experiências de formação vinculadas tanto a programas vinculados à políticas de formação de professores, como o PIBID e a Residência Pedagógica, quanto as de grupos estudos e projetos de extensão; (vii) os estudos historiográficos que, de modo específico, tratam da formação de professores que ensinam ou ensinaram matemática nos  diferentes níveis da escolaridade formal.

Diretores
  • Renata Gama, UFSCar
  • Barbara Nakayama, UFSCar Sorocaba
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Eixo 7: História da Educação Matemática

Ementa: Este eixo aborda os trabalhos que tratam, do ponto de vista historiográfico: (i) o ensino de matemática na escolarização formal/regular nos seus distintos níveis; (ii) o ensino de matemática em espaços não-formais; (iii) o ensino de matemática em modalidades educativas específicas, como o ensino técnico, a educação de jovens e adultos, a educação indígena, a educação de comunidades campesinas, entre outros.; (iv) os artefatos didáticos, como por exemplo, as legislações específicas, as diretrizes curriculares, os livros didáticos, os manuais, os cadernos, e os materiais de apoio didático relacionados e/ou voltados ao ensino de matemática.

Diretores
  • Luciane Bertini, UNIFESP
  • Nara Vilma Pinheiro, Faculdade de Educação/USP
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Eixo 8: Educação Estatística

Ementa: Este eixo contempla as discussões sobre estudos, pesquisas e práticas educativas relacionadas ao ensino de combinatória, probabilidade e estatística. A abordagem envolve a produção científica e a produção docente, assim como, a elaboração de materiais didáticos e tecnológicos relacionadas à Educação Estatística na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e no Ensino Superior.

Diretores
  • Celi Lopes, UNICSUL/UNICID
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Eixo 9: Etnomatemática

Ementa: Este  eixo refere-se aos trabalhos que tratam: (i) da Etnomatemática e as problematizações que envolvem seus desafios teóricos e pedagógicos; (ii) da Etnomatemática e a Educação; (iii) da Etnomatemática e das Relações entre tendências da Educação Matemática; (iii) da Etnomatemática e a Educação para Inclusão; (iv) da Etnomatemática e os movimentos sociais, culturais e religiosos.

Diretores
  • Andreia Conrado, FE/USP
  • Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Educação da USP - Programa de Pós-Graduação em Educação
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Eixo 10: Filosofia da Educação Matemática

Ementa: No eixo Filosofia da Educação Matemática pretende-se discutir trabalhos sobre a natureza do conhecimento matemático, a relação da matemática com a sociedade, conhecimentos matemáticos constituídos pelos estudantes e pelos professores; significados sobre a metodologia de ensino para a construção do conhecimento matemático e para a aprendizagem matemática. Reflexões sobre os processos de ensinar e de aprender matemática.

Diretores
  • Rosa Paulo, UNESP-Guaratinguetá
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Eixo 11: Educação Matemática no Ensino Superior

Ementa: abrange pesquisas e práticas escolares relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática em Nível Superior. Retrata a formação profissional matemática em cursos em nível superior. Estudos sobre estratégias pedagógicas, conhecimento epistemológico de conteúdos matemáticos e a relação entre a matemática avançada e a matemática escolar.

Diretores
  • Barbara Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Eixo 12: Materiais Didáticos e as práticas escolares

Ementa: Neste eixo pretende-se promover discussões acerca de trabalhos que tomem os materiais didáticos como objetos de análise, quer seja na perspectiva de elaboração desses materiais para a formação de professores quer seja na perspectiva de utilização como elementos que auxiliem os professores em suas práticas escolares. Pretende-se, assim, promover discussões que abordem aspectos como sua materialidade, sua produção, seu uso e sua circulação, assim como seus aspectos presentes na legislação educacional.

Diretores
  • Adair Nacarato, USF
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Eixo 13: Modelagem Matemática

Ementa: Este eixo contempla os trabalhos acerca da Modelagem matemática no campo da Educação Matemática, considerando as discussões nos diferentes níveis de escolaridade e modalidades de ensino.?

Diretores
  • Ana Paula Malheiros
  • Regina Oliveira Lino Franchi, UFABC
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Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP)