GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				APRENDIZAGEM DOCENTE E TÓPICOS DA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											ANDERSON ADELMO SILVA									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS LIGADAS AO SENTIDO DE NÚMERO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Francieli Aparecida Prates dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luciana de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JUROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Elba Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jéssica Daiane da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA MARÉ- RJ				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ariene Vitalino da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE TRABALHO COM CRIANÇAS DE 6 ANOS NUM CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Carla Mariana Rocha Brittes da Silva									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ANÁLISE EM MATERIAL DIDÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Fabio Freire dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Felipe da Silva Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ABORDAGEM DO VOCABULÁRIO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VIANÓPOLIS - GO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Karine Moreira Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Leandra dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE FRAÇÕES EM UMA TURMA DE 6º ANO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Roseane Nunes Garcia de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM COM O USO DE REGULARIDADES E PADRÕES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Daniella de Paula Pereira de Souza									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
					
			
				| 
				MATEMÁTICA COM MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lucas Teixeira da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Alan Silva dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lauro Chagas e Sá									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
					
			
				| 
				SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A TEMÁTICA DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jonata Souza dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INGRESSANTES NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VINDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cláudia Pereira dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INTEGRAIS MÚLTIPLAS: UMA PROPOSTA VISANDO CONTEXTUALIZÁ-LAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Galvina Maria de Souza									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				UMA HERMENÊUTICA DA COLEÇÃO “O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Leandro Josué de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROBLEMAS ARITMÉTICOS E O ENSINO: ORIENTAÇÕES DE VICTOR MERCANTE (BUENOS AIRES, 1905).				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Andreia Fernandes de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Mariana Duarte de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO PIRACICABANO E O “DEBUT” DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PIRACICABA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: CONJUNTO DE FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA FORMAR O CONTEÚDO PROGRAMADO DE MATEMÁTICA SECUNDÁRIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luiz Antônio Gonçalves da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DE ANTÔNIO CARLOS (SC)				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Francine Fragoso de Miranda Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SABERES MATEMÁTICOS A ENSINAR NOS BOLETINS DO CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS/RS (1947-1966)				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Leonardo Thomaz Sauter									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO BOLSÃO/MS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Natalia Cristina Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NOS CENTROS DE INTERESSE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Joana Kelly Souza dos Santos									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jacson José Rosa da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											VinÃcius Aparecido Salatta									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE PAPEL, LÁPIS E TOQUES NA TELA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EM CENA A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O PROTAGONISMO ACADÊMICO NA COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcelo Batista de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O OLHAR DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcela Souza Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CULTURA DIGITAL FRENTE ÀS DEMANDAS AGRÍCOLAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS ESCOLAS DO CAMPO, RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Giane Fernanda Schneider Gross									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ROBÓTICA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O LUDOBOT				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Érica Oliveira dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcos Paulo Tavares da Silva									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS DE JEAN LAVE E ETIENNE WENGER				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Neomar Lacerda Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTO ALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Daniela Inês Baldan da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				JOGOS DIGITAIS PARA/NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS METODOLÓGICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Danielle Sousa Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTUDO DA ESCRITA REFLEXIVA PRESENTE NO CADERNO DE AULA COM REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Alisson Henrique dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Juliana Pereira Zorzin Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Joel Staub									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Wellington da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Neuza França da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ATIVIDADE DE DESIGN				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Alissan Sarturato Firão									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Natalia Maria da Silva Soares									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA REVELANDO AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											PatrÃcia Corrêa Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO METANALÍTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cicero Inacio dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Tiago Cardoso Silveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONVERSAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcela Lopes de Santana									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SABERES DOCENTES, NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Erilúcia Souza da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALGORITMO DA DIVISÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Maria Celeste Sánchez									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE RAZÃO NA EJA PROVENIENTE DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rossanne Ferreira Diniz Shimizu									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD10 - Modelagem Matemática
					
			
				| 
				MODELAGEM E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lahis Braga Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DA CULTURA DIGITAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luana Carvalho dos Santos									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD11 - Filosofia da Educação Matemática
					
			
				| 
				UM ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rodolfo Masaichi Shintani									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SOBRE SONHOS E EMPODERAMENTO DE JOVENS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Daniela Alves Soares									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RACIOCÍNIO ABDUTIVO E  A EXPERIÊNCIA DO PENSAR  NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											JesaÃas da Silva Souza									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
					
			
				| 
				ANÁLISE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Laura Cristina Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Sandra Salerno									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luzia Roseli da Silva Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Mayra Darly da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM O USO DO GEOGEBRA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Sidney Silva Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRÁTICAS DOCENTES NARRADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Nathalia Tornisiello Scarlassari									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRINCÍPIOS COLABORATIVOS NAS AÇÕES DO GRUPO MOSAICO EDU				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Karla Priscila Schreiber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O USO DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM PROBABILÍSTICA DOS ALUNOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rogério Ramos Socha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Natália Galvão Simão de Souza									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Elisângela Aparecida dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EM BUSCA DE UM RUMO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ENVOLVENDO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOBRE UM OLHAR “ATIVO E SOCIAL”				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Elizabete Leopoldina da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO REFLEXIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA.				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Paula Soares Gomes da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO ESPECIAL E A INCLUSÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Viviane Regina de Oliveira Silva									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD14 - Resolução de Problemas
					
			
				| 
				O desenvolvimento da literacia estatística no Ensino Médio: Uma proposta de ensino-aprendizagem-avaliação fundamentada na Resolução de Problemas.				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Alan Júnior Severo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Suelen Sasse Stein									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMPARANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											VÃvian Caroline da Silva de Sá									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD16 - Etnomatemática
					
			
				| 
				A ETNOMATEMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA-MA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Priscila Sampaio Rebouças									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM MATERIAIS CURRICULARES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marilene Caitano Reis Almeida Soares									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA DE PORTUGAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Júlio César Deckert Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATUAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Bianca Freire dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO COM A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO INTEGRADORA DE CURRÍCULOS, SABERES DOCENTES E MATERIAIS CURRICULARES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											LÃvia Suely Souto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CURRÍCULO ESCOLAR FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luiz Fernando da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A FACULDADE DE PREDIZER QUE EMERGE DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL (UMA PROPOSTA DE ENFOQUE NO ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE)				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thiago Mascara da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADEDE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Adriana Chaves da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											DANIELLA Thiemy Sada da Silva									 | 
				 | 
			
			
		
			
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP)